Os banhistas procuram as praias com as águas mais quentes e é por isso que muitos investem pelo menos 10 euros para embarcar rumo à ilha Deserta, em Faro, onde se encontra a praia com a água mais quente do país, a Praia da Barreta. Apesar de esta ser a praia com a água mais quente de Portugal, é numa outra ilha algarvia que fica a praia que viu as suas águas aquecerem mais ao longo das últimas três décadas.
Aqueles que frequentam a ilha do Farol, em Faro, há poucos anos, talvez não tenham dado conta deste fenómeno, mas quem sempre ali viveu já reparou que a água da Praia do Farol, situada na ilha com o mesmo nome, tem vindo a aquecer ao longo do tempo. A nível mundial, a temperatura da água do mar à superfície continua a bater recordes e Portugal não é exceção.
Avança o jornal Público que, “se olharmos para toda a costa continental portuguesa, é precisamente na Praia do Farol que a temperatura da água mais subiu em relação à média dos últimos 30 anos”. Refere à mesma fonte Marcolino Mestre, mestre de nome e de embarcações, que o valor mais alto de que se lembra de registar foi em 2022, quando a água atingiu os 27 graus na costa sul da ilha da Culatra.
Também o Público cita Paulo Relvas, investigador do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, que confirma este aumento de temperatura das águas na ilha do Farol, esclarecendo, contudo, que este fenómeno não é preocupante, uma vez que “não tem a ver com nenhuma alteração de fundo, anomalias destas sempre ocorreram”. O aumento das temperaturas deve-se, portanto, ao sapal da Ria Formosa. Quando a maré enche, inunda o sapal e aquece, sendo que quando a maré desce, a água recua e o calor é transportado para o Atlântico.
Leia também: Chuva de estrelas está a chegar aos céus do Algarve. Saiba as datas