Os Dias da Percussão (DPP’26) regressam a Portimão entre os dias 13 e 15 de fevereiro, com uma programação dedicada ao universo da percussão, numa iniciativa promovida pel’ O Corvo e a Raposa Associação Cultural, sob direção artística de Vasco Ramalho e Daniela Tomaz.
De acordo com o comunicado da organização, “o Festival reunirá percussionistas internacionais como Kasia Kadlubowska (Polónia, Mannheim / European Festival Fund Emerging Artist 2026) e percussionistas portugueses de renome nacional e internacional”.

Entre os nomes destacados estão “os emblemáticos Drumming Grupo de Percussão, fundados em 1999 por Miquel Bernat”, bem como Tiago Manuel Soares e o duo Hugo Ferreira e Gonçalo Ribeiro, “com curadoria da Associação Porta Jazz, Porto”.
Programação contempla a participação ativa da comunidade local
Segundo a organização, “estes artistas entrarão em diálogo com a comunidade e artistas residentes na região do Algarve”, incluindo alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta e jovens músicos do Algarve Grupo de Percussão Contemporânea.
O programa inclui também iniciativas paralelas. Conforme é referido, “fazem ainda parte uma conversa online como mote pré-evento para apresentação dos festivais parceiros deste ano”, assim como ações de proximidade no espaço público e oficinas de percussão dirigidas ao público infantojuvenil.

O festival estende-se por vários espaços da cidade. De acordo com o comunicado, “DPP’26 projeta-se em rede em articulação com os equipamentos públicos da cidade”, abrangendo salas culturais e diferentes territórios urbanos do concelho.
Relativamente ao enquadramento institucional, a organização esclarece que “DPP’26 é um projeto d’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, apoiado pela República Portuguesa / Ministério da Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, tendo o Município de Portimão como parceiro estratégico”.
O evento conta ainda com o apoio da Sociedade Vencedora Portimonense, Agrupamento de Escolas da Bemposta, Junta de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande.

Uma das estreias do festival beneficia de apoio europeu. Conforme indicado, “a estreia de ‘Kasia Kadlubowska e Algarve Grupo de Percussão Contemporânea’ conta com o apoio do Fundo Europeu de Festivais para Artistas Emergentes (EFFEA)”.
As inscrições para as oficinas estão disponíveis entre os dias 22 de janeiro e 6 de fevereiro através do link: https://forms.gle/ZYi5fz8aHycgcFD87
Já os bilhetes para os espetáculos estarão brevemente à venda aqui, nas bilheteiras do TEMPO e do Museu de Portimão, bem como nos outros locais habituais.
A programação completa dos Dias da Percussão 2026 pode ser consultada em: https://www.dpportimao.pt
Leia também: Alunos expõem projetos ambientais na EMARP em Portimão
















