O Festival de Órgão do Algarve prepara-se para dias de intensa atitividade, com concertos, visitas guiadas e atividades pedagógicas a decorrer entre sexta-feira e domingo em vários pontos da região, nomeadamente em Faro, Boliqueime, Loulé e Tavira.
Organizado pela Associação Cultural Música XXI, o festival tem vindo a afirmar-se como um dos principais eventos de música clássica do sul do país, valorizando o património histórico e artístico dos órgãos algarvios.

“Esta é uma semana cheia para o Festival de Órgão do Algarve, preenchida com concertos e iniciativas de sexta a domingo, em Faro, Boliqueime, Loulé e Tavira”, refere a Associação Música XXI.
A programação arranca na sexta-feira, 14 de novembro, com um concerto pedagógico às 09:30 na Igreja da Sé, em Faro, dirigido a crianças em idade escolar. Através das peripécias de várias personagens e com André Ferreira ao órgão, será contada “a história de mais de 300 anos do Grande Órgão da Catedral de Faro”.

Ainda na sexta-feira, mas já em Tavira, decorre uma visita guiada aos órgãos da cidade, que começa às 18:00 na Igreja do Carmo com o mestre organeiro Dinarte Machado, passando pela Igreja de Santiago e terminando na Igreja da Misericórdia, onde haverá apontamentos musicais com o organista Daniel Oliveira.
Mais tarde, a Igreja da Misericórdia de Tavira recebe Daniel Oliveira (órgão) e Luís Marques (oboé barroco) num concerto sob o tema “A Influência Italiana em Portugal”.

Em Boliqueime, também na sexta-feira, Fernando Miguel Jalôto (órgão) e Joana Amorim (traverso) apresentam o recital “Bach Galante: Obras para órgão e flauta do círculo de Johann Sebastian Bach”.
O sábado, 15 de novembro, começa com uma Masterclasse de baixo contínuo orientada por Fernando Miguel Jalôto, no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. À noite, o organista Daniel Oliveira e o oboísta Luís Marques voltam a atuar, desta vez na Igreja do Carmo, em Faro, com o concerto “Paisagens da música para órgão e oboé pelo barroco europeu”.
O encerramento da programação semanal acontece domingo, 16 de novembro, às 18:00, com um concerto na Igreja Matriz de Loulé, que celebra o 300.º aniversário da morte de Alessandro Scarlatti (1725-2025). O espetáculo, intitulado “L’Orfeo italiano: Alessandro Scarlatti e a Nápoles do seu tempo”, junta Fernando Miguel Jalôto (órgão positivo) e o Ludovice Ensemble.
A entrada é livre em todos os concertos, não sendo necessária reserva prévia.

Até 24 de novembro, está também a decorrer o concurso de fotografia promovido pela Música XXI, em parceria com a Associação ALFA e a Universidade do Algarve/ESEC, com o apoio da FNAC Faro. As fotografias podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2025 conta com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Portimão, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.
O evento tem ainda a colaboração de várias entidades culturais, incluindo o Cabido da Sé de Faro, a Diocese do Algarve, as Paróquias do Carmo e da Misericórdia de Tavira, a Associação Grupo Coral Ossónoba, a Academia de Música de Portimão, o Conservatório de Loulé, e a Companhia de Teatro DoisMaisUm, entre outras.
Programa
14 NOV | Igreja da Sé (Faro) | 9:30-12:00 | Concerto pedagógico para crianças, com o organista André Ferreira
14 NOV | Igrejas de Tavira | 18:00-19:00 – Visita/mini concerto itinerante pelos órgãos
14 NOV | Igreja da Misericórdia (Tavira) | 21:00 – Daniel Oliveira e Luís Marques (oboé barroco)
14 NOV | Igreja Paroquial de Boliqueime | 21:00 – Fernando Miguel Jalôto e Joana Amorim (traverso)
15 NOV | Conservatório de Música de Loulé-Francisco Rosado | 10:00-12:00 | Masterclasse de baixo contínuo com Fernando Miguel Jalôto
15 NOV | Igreja do Carmo (Faro) | 21:00 – Daniel Oliveira e Luís Marques (oboé barroco)
16 NOV | Igreja Matriz de Loulé | 18:00 – Fernando Miguel Jalôto (órgão positivo) e Ludovice Ensemble

















