A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue as praias que, para além de respeitarem o ambiente, contribuem para a consciencialização dos cidadãos em geral para a necessidade de se proteger o ambiente marinho. Só em Portugal continental existem 394 praias distinguidas com a Bandeira Azul em 2024. Há uma praia do Algarve que ergue esta bandeira à entrada do areal, que só é acessível de barco.
Cabanas de Tavira deve o seu nome às cabanas que foram construídas na vila piscatória, em meados do século XVIII, na altura em que a armação do atum iniciou a sua atividade. A pequena vila conta com pouco mais de mil habitantes e nos meses de verão são muitos os turistas que escolhem Cabanas de Tavira como destino de férias. Mesmo à frente da vila pode encontrar uma praia paradisíaca, mas para lá chegar terá de atravessar a ria Formosa.
Os habitantes de Cabanas de Tavira pedem há vários anos para se construir uma ponte pedonal que assegure a ligação entre a vila e a ilha. Para já, o pedido não foi satisfeito e para chegar à Praia de Cabanas de Tavira é necessário apanhar um barco. O trajeto demora menos de cinco minutos e os bilhetes de ida e volta custam 1,50 euros. Ainda assim, os barcos que fazem o transporte de passageiros até à praia apenas estão disponíveis entre os meses de abril e outubro.
A Praia de Cabanas tem cerca de sete quilómetros de extensão e foi uma vez mais distinguida com a Bandeira Azul. Esta praia destaca-se pelas águas calmas e cristalinas e, de acordo com o Tavira Portugal Tourism, o areal não é tão concorrido quanto a Praia da Ilha de Tavira, que se encontra muito próxima do centro de Tavira. Assim sendo, a Praia de Cabanas pode ser a solução ideal para quem procura maior sossego e tranquilidade.
Leia também: Sou obrigado a abrir o porta-bagagens numa operação STOP?