O turismo no Algarve é sazonal, o que significa que a procura por esta região do sul de Portugal se intensifica apenas numa determinada época do ano. No caso do Algarve, é no verão que as praias, as ruas e os restaurantes se enchem de pessoas e, com a chegada da estação quente, muitos são os que já se preparam para os seus dias de férias.
Para os ingleses, há uma cidade no Algarve que é apontada como uma das mais baratas da Europa. A cidade de Portimão surge como uma opção particularmente apelativa nesta altura do ano, com temperaturas que rondam os 30 graus logo no início da estação estival.
Portimão é considerada uma “joia escondida do Algarve”
Esta cidade costeira é frequentemente apelidada de ” joia escondida do Algarve” e a paisagem é marcada por falésias impressionantes que se erguem sobre praias de areia dourada, criando cenários dignos de postal. Esta combinação natural faz de Portimão um destino popular entre turistas portugueses e estrangeiros.
Apesar da sua crescente popularidade, Portimão mantém-se como um dos destinos mais acessíveis da Europa. A cidade não é apenas conhecida pela sua beleza natural.
O ambiente descontraído, aliado a uma atmosfera acolhedora, faz de Portimão o local ‘ideal’ para relaxar, segundo escreve o The Irish Sun. Muitos visitantes aproveitam para descansar nas praias, mas outros optam por atividades, como surf, natação ou paddle nas águas calmas e cristalinas do Atlântico.
A marina da cidade é outro ponto de interesse. Repleta de iates de luxo, barcos de pesca e rodeada de bares e restaurantes com vista para o mar, trata-se de um espaço onde pode fazer passeios ao fim da tarde ou refeições ao ar livre. Perto de Portimão poderá deparar-se com várias praias, nomeadamente a Praia da Rocha, Praia do Vau e a Praia dos Três Castelos, ambas com formações rochosas únicas.
Para quem gosta de aventura existem várias opções de passeios de barco a partir da costa. Estes incluem excursões às grutas marinhas, observação de golfinhos e cruzeiros ao longo das imponentes falésias algarvias, que oferecem perspetivas deslumbrantes da costa.
Portimão também tem um lado histórico. O Forte de Santa Catarina, construído no século XVII, ergue-se no topo de uma colina com vista para o oceano, proporcionando um vislumbre do passado defensivo da região e um dos melhores miradouros da cidade.
Há mais para além das praias
A vertente cultural não fica esquecida, com o Museu de Portimão a ser um ponto de visita recomendado. Instalado numa antiga fábrica de conservas, o museu oferece uma visão detalhada sobre a herança marítima da cidade, com destaque para a indústria conserveira que ali floresceu durante décadas.
Recomendamos: Esta ponte é considerada das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e cenário digno de postal
Fora da costa, os visitantes podem explorar a Serra de Monchique, que se encontra a uma curta distância de carro. Este paraíso verdejante oferece trilhos de caminhada com vistas panorâmicas para o mar e para as montanhas, ‘ideal’ para os amantes da natureza e da fotografia.
O menu tradicional: sardinhas assadas ou cataplana
A gastronomia local é outro ponto ‘forte’ da cidade. Entre os pratos mais procurados destacam-se as sardinhas assadas, especialmente durante a época do verão, e a cataplana, um ensopado típico de marisco que é um verdadeiro ícone da culinária algarvia.
Quem prefere uma bebida fresca ao final do dia pode contar com preços convidativos. Junto à Praia da Rocha, por exemplo, é comum encontrar bares onde uma cerveja custa apenas três euros tornando as noites simultaneamente animadas e económicas.
No verão há muita vida noturna na cidade
A vida noturna da cidade ganha fôlego logo na primavera. A marginal que se encontra perto da Praia da Rocha enche-se de movimento com bares, clubes de praia e música ao vivo. Durante os meses de verão realizam-se ainda na cidade eventos, como o Festival da Sardinha e festas à beira-mar, que atraem visitantes de toda a Europa.
Por pouco mais de 100 euros pode encontrar um hotel em Portimão para duas pessoas
Embora possa encontrar em Portimão diferentes tipos de unidades hoteleiras e alojamentos locais, o que é certo é que duas pessoas podem dormir na cidade durante o mês de agosto por pouco mais de 100 euros. De acordo com a informação disponibilizada pelo Booking, uma noite para duas pessoas no Hotel Made Inn, de duas estrelas, custa 104 euros. Para além disso, o hotel encontra-se a apenas 350 metros do centro da cidade.
Se preferir ficar hospedado junto à Praia da Rocha, pode sempre optar pelo Hotel Avenida Praia, cuja diária para duas pessoas no mês de agosto pode custar apenas 128 euros.
Leia também: Mercadona utiliza um truque ‘invisível’ e está a funcionar com (quase) todos os clientes