O historiador Diogo Faria, atualmente professor em Armação de Pêra, apresenta no próximo sábado, às 18:00, na cidade do Porto, a obra “A Diplomacia dos Reis de Portugal no final da Idade Média (1433-1495)”.
O lançamento da obra terá lugar no Espaço Mira, na Rua de Miraflor e contará com a apresentação do professor doutor Luís Miguel Duarte, da Universidade do Porto, ficando a sessão de abertura a cargo de Nuno Campos Inácio.
Uma obra de referência sobre a diplomacia medieval
Publicada pela Arandis Editora, a obra resulta da tese de doutoramento do autor e reúne 938 páginas, repartidas por dois volumes, incluindo um capítulo dedicado ao Algarve e à diplomacia algarvia no final da Idade Média.

O estudo baseia-se numa investigação original realizada em arquivos portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e italianos, procurando responder a questões centrais sobre o funcionamento das relações diplomáticas da monarquia portuguesa.
Investigação histórica e percurso académico
Diogo Faria é doutorado em História pela Universidade do Porto, investigador do CITCEM – Universidade do Porto e professor de História no ensino público, dedicando-se ao estudo dos poderes em Portugal entre os séculos XIV e XVI, com especial enfoque na administração do reino e na diplomacia.
Na sinopse da obra, o autor questiona: “Com quem é que os reis de Portugal tinham relações diplomáticas entre 1433 e 1495? Quem é que os representava nesses contactos? Que rituais é que estavam associados a essas interações?”, propondo respostas sustentadas numa vasta investigação documental.
Leia também: Idosa perde a vida após viatura ser arrastada por ribeiro em Silves

















