Estão abertas as inscrições para a edição 2025–2026 do P.E.D.R.A. – Projeto Educativo em Dança de Repertório para Adolescentes, uma iniciativa de participação artística dirigida a jovens entre os 15 e os 18 anos, preferencialmente com experiência prévia em dança.
Segundo o Município de Lagos, o projeto é promovido pela Culturgest, em parceria com o Centro Cultural de Lagos e o Teatro-Cine de Torres Vedras, propondo “um contacto direto entre jovens intérpretes e o repertório da dança contemporânea portuguesa”, através de processos criativos orientados por artistas de referência.
Rui Horta orienta edição dedicada à dança contemporânea
A edição deste ano será dedicada à obra de Rui Horta, figura central da dança contemporânea nacional, que orientará o projeto em articulação com uma equipa de assistentes e coreógrafos convidados, nomeadamente Teresa Alves da Silva, Bruno Duarte e Margarida Belo Costa. Ao longo do processo, os participantes terão acesso a “metodologias profissionais”, trabalhando técnica, interpretação e criação coreográfica.
Processo criativo decorre em três cidades
O processo criativo decorre entre fevereiro e o final de maio, em Lisboa, Torres Vedras e Lagos, envolvendo três grupos de jovens que irão recriar excertos de diferentes obras de Rui Horta. O resultado será apresentado numa criação coletiva, concebida como “um mosaico coreográfico” adaptado a cada território, culminando numa apresentação pública conjunta.
Em Lagos, os workshops de seleção realizam-se a 8 de fevereiro, às 14:00, no Centro Cultural de Lagos. A participação é aberta a todos os jovens interessados, embora a integração no projeto esteja sujeita a seleção, uma vez que as vagas são limitadas. As inscrições podem ser efetuadas através do e-mail [email protected].
O Município de Lagos sublinha que o P.E.D.R.A. se afirma como “uma oportunidade única” para jovens artistas aprofundarem o seu percurso na dança, desenvolverem competências artísticas e pensamento crítico, e integrarem um processo de cocriação com profissionais reconhecidos.
Leia também: GNR detém 73 pessoas numa semana de operações no Algarve

















