Procurar uma praia tranquila, afastada da azáfama habitual, é o sonho de muitos durante os merecidos dias de descanso. Contudo, encontrar uma praia quase deserta e serena pode ser um verdadeiro desafio, especialmente em Portugal, onde os areais mais populares estão repletos de veraneantes assim que o calor se faz sentir. A European Best Destinations (EBD) veio dar uma ajuda preciosa aos turistas que desejam encontrar um pedaço de paraíso longe da multidão. Recentemente, divulgou um ranking das melhores praias secretas da Europa, que inclui enseadas pouco conhecidas, perfeitas para quem busca tranquilidade. Entre estas, destacam-se três praias portuguesas.
Praia da Ponta Pequena, Albufeira
Surpreendentemente, no Algarve ainda existem praias que não chegaram ao conhecimento dos turistas. A Praia da Ponta Pequena, em Albufeira, é uma delas. Esta enseada, banhada pelo Oceano Atlântico, tem um areal reduzido que fica quase totalmente submerso durante a maré alta.
“Esta magnífica praia escondida numa gruta aberta abre-se para o mar com um arco de rochas douradas. Como fica quase totalmente imersa durante a maré alta, é obviamente mais seguro ir na maré baixa,” refere a Forbes. Embora haja um pequeno trilho que conduz até à praia, o acesso por mar é recomendado para maior segurança.
Praia de João D’Arens, Portimão
Entre Portimão e Alvor, encontramos a Praia de João D’Arens, considerada selvagem devido ao difícil acesso. Rodeada por falésias imponentes e águas cristalinas, esta praia encanta os visitantes pela sua beleza natural e ambiente tranquilo.
A EBD destaca que “é acessível por um caminho ligeiramente íngreme, não adequado para visitantes com mobilidade reduzida ou carrinhos de passeio. Na maré baixa chega-se à segunda parte da praia localizada perto da Ponta João d’Arens.” O caminho mais fácil é estacionar no “Caminho da Praia” e caminhar cerca de 10 minutos.
Devido ao seu isolamento, esta praia é popular entre os naturistas, mas, como sublinha a EBD, “não é obrigado a despir-se”. A lenda local conta que o nome desta praia se deve a um pastor que ali viveu, acrescentando um toque de história a este recanto natural.
Praia de Alpertuche, Arrábida
Há uma terceira praia portuguesa na lista. Em pleno Parque Natural da Arrábida, encontramos a Praia de Alpertuche. Esta pequena praia é quase selvagem e não possui acessos por estrada nem infraestruturas de apoio, o que a mantém longe das massas.
“Esta praia é realmente escondida, pequena, e irá proporcionar-lhe o máximo de privacidade. O percurso é magnífico, entre mar e serra num parque natural preservado, e a chegada a esta praia secreta é inesquecível,” destaca a EBD. O acesso faz-se por uma estrada de areia que se encontra a cerca de 100 metros do cruzamento para o Portinho da Arrábida.
Outrora frequentada apenas por pescadores à linha, a praia de Alpertuche é agora um refúgio para quem procura paz e sossego. A proximidade da Lapa da Capela de Santa Margarida, uma gruta natural com uma capela do século XVIII, acrescenta um toque de misticismo ao local.
Estas praias secretas em Portugal oferecem um refúgio perfeito para quem busca escapar à agitação das praias mais concorridas. Com acessos mais difíceis, mas recompensadores, estas praias secretas proporcionam uma experiência única de tranquilidade, beleza natural e privacidade. Agora que conhece estas joias escondidas, está na hora de planear a sua próxima escapadela. E lembre-se, mantenha o segredo!
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal