O Algarve muitas vezes é considerado apenas como um destino turístico de praias, no entanto, tanto a região algarvia quanto Portugal em geral têm muito mais para oferecer do que simples turismo de sol e mar. Por trás das suas praias famosas, há uma riqueza histórica que remonta a séculos atrás. Faro é conhecido por ser a capital do Algarve, mas nem sempre foi assim. Saiba agora qual foi a antiga capital do Algarve apelidada como “bonita” pelo jornal espanhol Infobae.
O jornal destaca que “se pensarmos no Algarve, vêm-nos à mente as suas praias paradisíacas, os seus extensos areais ou os seus penhascos dourados. Com mais de 150 quilómetros de costa, tornou-se um dos destinos mais visitados do mundo. No entanto, esta região esconde mais tesouros, entre os quais se destaca Silves, uma pequena vila de passado árabe, situada no distrito de Faro”.
A cidade de Silves “tem sido habitada desde a pré-história e foi governada por fenícios, gregos, romanos, visigodos, e foi conquistada pelos muçulmanos no século VIII. Chegou a ser a cidade mais importante do antigo reino árabe do Algarve e a sua capital nos séculos IX-XII, como refere o site Visit Portugal. Foi uma importante fortaleza e centro comercial” refere ainda a mesma fonte.
Ao escrever sobre Silves o jornal fala sobre o aspeto histórico da cidade, “desde o imponente castelo vermelho que caracteriza esta vila, os árabes defendiam toda a região. Além disso, a partir do seu porto, embarcações navegavam pelo rio Arade para comerciar com o norte de África. Remanescentes dessa época são as suas ruas estreitas, sinuosas e empedradas, um traçado urbano típico desses tempos”.
Um dos pontos destacados de Silves é o seu castelo. O Infobae afirma que se trata “do mais imponente monumento militar islâmico de Portugal. Esta fortaleza, com destaque para as suas torres e muralhas estrategicamente localizadas numa colina da serra de Monchique, continua a ser um ponto de interesse histórico e turístico. A sua principal função antigamente era a de vigiar e defender o território aproveitando essa posição elevada. Hoje em dia, é dessa altura que desfrutamos das melhores vistas panorâmicas dos campos de laranjeiras que rodeiam o rio Arade”.
A catedral de Silves também é tópico, o edifício foi construído no século XIII com fundos dos Cavaleiros da Ordem de Santiago, sobre os vestígios da Grande Mesquita de Silves, conservando o seu estilo gótico mesmo após as reconstruções que se seguiram ao terramoto de Lisboa em 1755.
Por fim, a praça Al-Mutamid Ibn Abbad, também é mencionada, uma das praças mais emblemáticas de Silves, envolta por árvores e centrada numa fonte decorada com esculturas de pessoas que viveram na vila durante o domínio árabe. Cada escultura foi esculpida numa pedra diferente. No entanto, os grandes destaques são os dois murais que adornam as fachadas de um dos edifícios, retratando a interação entre muçulmanos e cristãos.
Leia também: Conheça o limite máximo permitido em transferências por Multibanco