O Município de Faro celebra no próximo dia 7 de setembro 484 anos da sua elevação a cidade com um conjunto alargado de iniciativas. As comemorações têm início quarta-feira com um concerto de Tony Carreira.
Os eventos prosseguirão nos dias 6 e 7 de setembro com um conjunto de inaugurações e descerramentos de placas toponímicas, além da habitual sessão solene do Dia do Município, que decorrerá este ano, de forma inédita, no Jardim Manuel Bivar.
O concerto de Tony Carreira, gratuito para toda a população, terá lugar a partir das 22:00 do dia 4 de setembro no palco instalado no Largo de São Francisco, espaço que, a partir do dia seguinte e até sábado, dia 7 de setembro, receberá o Festival F.
As celebrações do Dia do Município prosseguem no dia 6, com o descerramento de placas toponímicas, nomeadamente a “Avenida Dr. Fernando de Pádua” e Rua “Lendas do Rio Seco” (junto à pista de atletismo), a partir das 15:30; Rua João Pires (Areal Gordo), a partir das 16:00; Rua Professor Joaquim Vaz (Conceição de Faro) e Rua José Pires Pinto (Santa Bárbara de Nexe).
A partir das 17:30, terá lugar a inauguração do novo parque infantil e de lazer da igreja, na Quinta da Fonte (Santa Bárbara de Nexe).
No Dia do Município, sábado, dia 7 de setembro, as celebrações têm início com a já tradicional missa de sufrágio pelos funcionários e autarcas da Câmara Municipal de Faro, a partir das 09:00, na Igreja da Misericórdia, seguindo-se o hastear das bandeiras, a partir das 10:00, no Passeio da Doca.
A partir das 10:30, decorrerá a sessão solene do Dia do Município, que acontecerá, pela primeira vez, no Jardim Manuel Bivar, aproximando esta sessão protocolar dos munícipes.
Da parte da tarde, a partir das 15:00, será feita uma visita a habitações a custos controlados (Senhora da Saúde), seguindo-se, a partir das 15:45, uma visita ao conjunto habitacional de Montenegro, e às 16h30, à obra de construção de habitação social na Rua Ludovico Menezes.
A partir das 17:00, terá lugar a inauguração do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM).
Leia também: Saiba qual é o novo prazo de validade da carta de condução