Nas últimas semanas, o Município de Castro Marim levou a cabo a entrega das novas Caixas de Afetos às famílias do concelho, assinalando o momento com pequenas cerimónias simbólicas que tiveram lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Segundo a autarquia, “foram entregues mais de uma dezena de Caixas de Afetos às famílias do concelho, algumas das quais fizeram questão de estar presentes com os seus filhos, pequenos castromarinenses que representam o futuro do concelho”.
Esta medida de apoio à natalidade e de reforço da identidade local está inserida no Novo Regulamento de Ação Social do Município de Castro Marim e no programa “Castro Marim Cuida de Si”, sendo também classificada pelo próprio município como “uma medida pioneira de apoio, acolhimento e valorização do território”.
Inspirada no modelo finlandês, a Caixa de Afetos “oferece um conjunto de bens essenciais para os primeiros dias do recém-nascido castromarinense, com um toque único e cheio de alma”, acrescenta a Câmara Municipal.
De acordo com o município, “cada caixa vem acompanhada de ilustrações que representam o território, vários artigos para os primeiros tempos de vida e um cartão cheio de ternura da Cegonha São e dos Amingos, personagens criadas para dar vida e serem protagonistas deste projeto”.
O conteúdo da caixa inclui também “produtos de produção local, produzidos por artesãos castromarinenses, desde o sal à Tecelã, aos sabonetes e aos bordados”.
Além dos bens materiais, a iniciativa contempla ainda um apoio financeiro: “A Caixa de Afetos é acompanhada por um incentivo financeiro de 500 euros para todos os recém-nascidos e de 1000 euros para cada criança inserida em famílias com rendimentos mais baixos”, sublinha o Município.
As primeiras entregas foram feitas “simbolicamente a algumas das famílias durante a sessão solene do Dia do Município, que decorreu na Praça 1.º de Maio no dia 24 de junho”, conclui a autarquia.
Leia também: Há uma nova fraude no Multibanco que pode deixá-lo de ‘carteira vazia’: veja como se proteger















