As praias da Ilha de Tavira, Cabanas (mar), Terra Estreita e Barril (Santa Luzia) foram novamente distinguidas com a Bandeira Azul, reafirmando a sua qualidade ambiental, segurança e gestão sustentável.
O anúncio foi feito pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), entidade responsável pela coordenação nacional do programa em Portugal, enquanto secção da Fundação para a Educação Ambiental.
Este ano, foram atribuídas Bandeiras Azuis a 404 praias, 18 marinas e 22 embarcações ecoturísticas, que cumpriram os critérios exigidos nas áreas de informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.
A Bandeira Azul é um símbolo de excelência reconhecido internacionalmente, com o objectivo de educar para o desenvolvimento sustentável em espaços aquáticos costeiros, fluviais e lacustres, bem como em marinas e embarcações de recreio.
A avaliação das candidaturas é realizada pelo Júri Nacional, composto por 30 entidades representativas do sector público e da sociedade civil, cujo contributo é essencial para a validação dos critérios de atribuição.
As praias do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas ostentam a Bandeira Azul desde 1987, enquanto a Terra Estreita passou a integrar este grupo distinto em 2008, confirmando o compromisso contínuo do Município de Tavira com a qualidade ambiental e o turismo sustentável.
Leia também: Nem salmão nem atum: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e que dará saúde aos ossos
