O Município de Portimão anunciou o programa das celebrações de fim de ano, que arrancam a 30 de dezembro, às 22:00, na zona ribeirinha, com o espetáculo “Revenge of the 2000’s”.
A autarquia refere que, ainda sob os ritmos desta década, “a noite seguinte, a última de 2025, será animada, a partir da mesma hora, pelos êxitos de ‘Morangos com Açúcar’, numa celebração aos 20 anos desta série televisiva que foi um marco para mais do que uma geração”. À meia-noite, os céus de Portimão e Alvor serão iluminados pelo habitual fogo de artifício.
Festa de 30 de dezembro inspira-se nos anos 2000
Segundo o Município, “a festa ‘Revenge Of The 2000’s’ pretende criar e reavivar memórias”, homenageando uma década marcada por transformações impulsionadas pelas novas tecnologias. Na sequência do sucesso do evento dedicado aos anos 90, a edição deste ano centra-se nos últimos anos dessa década e nos primeiros do milénio, propondo “uma verdadeira road trip de nostalgia”.

A autarquia destaca que a noite contará com “visuais cheios de vibes Y2K, brindes épicos e uma banda sonora que vai dos Sims ao Hip-Hop”, conduzida pela cantora e atriz Luciana Abreu. O Município acrescenta que “mais que uma festa, o ‘Revenge of the 2000’s’ vai ser um playground para adultos”, evocando tendências da época e recordando artistas como Avril Lavigne, Mundo Secreto ou Luke D’Eça.
Para a última noite do ano, Portimão prepara um espetáculo dedicado à série juvenil, contando com atuações de artistas associados aos “Morangos com Açúcar”, como Edmundo Vieira, Paulo Vintém, Diana Monteiro, FF, Luke d’Eça, TT e Mariiana. A organização propõe o desafio “Cantar Morangos”, apelando ao público para “vestir a rigor” e celebrar o legado da série sob o hashtag #eusougeraçãomorangos.
Espetáculo piromusical dá as boas-vindas a 2026
À meia-noite, um espetáculo piromusical e multimédia de 11 minutos irá iluminar a zona ribeirinha, com sete plataformas de disparos, 10 lasers e 20 moving heads, sincronizados no rio Arade. Em Alvor e na Praia da Rocha, a partir do molhe, decorrerão espetáculos pirotécnicos com igual duração.

O Município sublinha que são “muitos os visitantes que escolhem Portimão para celebrar o Natal e a Passagem de Ano”, destacando que a programação se estende além das datas festivas. Entre as sugestões culturais, o Museu de Portimão acolhe exposições permanentes e temporárias, incluindo “Portimão, Território e Identidade” e “Nuno Júdice – O Prazer das Imagens”. A partir de 13 de dezembro, é inaugurada a mostra com os trabalhos vencedores da 25.ª Corrida Fotográfica.
A Casa Manuel Teixeira Gomes mantém patente a exposição dedicada ao seu patrono, enquanto o Mercado Municipal acolhe a mostra “Arte pela Artista”, da jovem Bia Santos, até 4 de janeiro.
Atividades de Natal prolongam-se até ao Dia de Reis
Sob o mote “Portimão, Um Sonho de Natal 25”, a cidade oferece múltiplos núcleos temáticos, incluindo o presépio em tamanho real, a Pista de Gelo e a Casa do Pai Natal na Praça da República. A programação prolonga-se até 6 de janeiro, com horários diferenciados nos dias festivos.
A 4 de janeiro, o Concerto de Ano Novo pela Sociedade Filarmónica Portimonense decorrerá no TEMPO, enquanto no mesmo dia se realiza a primeira Feira das Velharias de 2026 no Parque de Feiras e Exposições.
Toda a programação pode ser consultada em vivaportimao.pt.

















