O Município de Aljezur veio a público partilhar os principais pontos debatidos na reunião pública realizada em Odeceixe sobre a situação da Estrada Nacional 120 (EN120), dando conta dos desenvolvimentos mais recentes relativos a este processo.
Segundo a autarquia, “da reunião com o presidente das Infraestruturas de Portugal (IP) ficou assente e assumido, perante as exigências levadas pela Câmara Municipal de Aljezur, que a situação da EN120 está reconhecida como prioridade nacional”. Foi ainda nomeada como interlocutora para este dossiê a Gestora Regional das Infraestruturas de Portugal de Beja e Faro, Rosário Rocio.
O Município revela que “está em fase final a elaboração do projeto e plano de ação, com conclusão prevista durante o mês de junho”. Este plano definirá o tipo de intervenção necessária, o investimento previsto e os respetivos prazos de execução.
Foi também garantido “o compromisso de reposição das estradas municipais afetadas aquando da empreitada da EN120”, além da análise da “possibilidade de reabrir a faixa que não apresenta abatimentos, desde que se garanta a devida segurança do pavimento para os utilizadores”.
No que respeita à melhoria das condições de circulação, o Município de Aljezur sublinha que “está prevista a pavimentação do troço de estrada alternativa em tout-venant (gravilha compactada), para que se consiga uma circulação mais eficaz”, bem como “melhorias na sinalização existente, com reforço da sinalética e ajustes na circulação para maior segurança, nomeadamente medidas que levam à redução da velocidade no interior dos núcleos urbanos”.
Outra medida relevante prende-se com a atualização de plataformas de navegação digital. “Foi sublinhada a importância de atualizações nas plataformas de GPS, para refletir as alterações temporárias e evitar rotas inadequadas”, refere o comunicado.
A autarquia informa ainda que “teve lugar um encontro com o Comandante Territorial da GNR de Faro, seguido de uma visita a Odeceixe”, garantindo que esta força de segurança “vai permanecer no terreno para assegurar um fluxo de circulação estável, nomeadamente em períodos de maior intensidade de tráfego”.
Além disso, o Município anunciou medidas concretas no terreno: “assumimos um plano de manutenção das vias municipais, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Odeceixe”, acrescentando que “realizaremos a pavimentação da estrada Lavajo/Lavajinho em tapete betuminoso”, bem como “o reforço da sinalética e sinalização para os desvios à EN120” e a “organização de bolsas de estacionamento para aliviar a pressão nas vias alternativas”.
O Município de Aljezur agradece a participação ativa da população na reunião pública, sublinhando que “é fundamental mantermos uma atitude de cuidado, colaboração e interajuda, para ultrapassarmos esta fase exigente em conjunto”. A autarquia garante que “continua a acompanhar a situação de perto e a manter contacto direto com a Infraestruturas de Portugal, assegurando que os interesses da população sejam devidamente salvaguardados”.
Leia também: Para breve em Portugal? Conheça o significado deste sinal verde que gerou curiosidade entre os espanhóis