Em qualquer viagem, a escolha do quarto de hotel pode influenciar muito mais do que se imagina a qualidade da estadia. Para alguns viajantes, há números de portas que despertam curiosidade ou até um certo arrepio, fruto de histórias de filmes, livros ou acontecimentos curiosos. E, para quem procura descanso absoluto, há também recomendações práticas que podem fazer toda a diferença.
Quartos com fama ‘negativa’
Entre os quartos com fama “maldita” estão referências culturais como o 237, imortalizado no filme “The Shining”, ou o 622, que serve de pano de fundo a uma obra de Joël Dicker. Mas, segundo o especialista em viagens Javier Sobrino, citado pelo portal digital espanhol HuffPost, há outro detalhe a ter em conta, menos ligado ao imaginário e mais à experiência real: evitar sempre os quartos que terminem em 1 ou 01.
Sobrino, responsável pelo site DescubriendoViajes.com e convidado recente da rádio Cope, explica que estas tipologias costumam estar localizadas em cantos de edifícios, junto ao elevador e às escadas, tornando-se locais de passagem constante.
Qual a razão?
O resultado, garante, é um som repetido de passos, portas e mecanismos, que pode perturbar o sono ou o descanso.
Vídeo TikTok @cope_es | DR
Barulho do elevador
O especialista acrescenta que, por vezes, até o barulho do próprio elevador se faz ouvir no interior destes quartos. O conselho é claro, de acordo com a mesma fonte: se lhe atribuirem um destes números e valoriza noites tranquilas, deve pedir, sempre que possível, um quarto no final do corredor ou numa área mais afastada das zonas comuns.
Outra dica do especialista
Além da localização, Sobrino partilha uma dica para poupar na estadia: reservar com bastante antecedência. “Pode poupar até 40% se reservar em fevereiro para o verão”, afirma, reforçando a importância de planear a viagem com tempo.
Por fim, na escolha do hotel, a recomendação passa por analisar minuciosamente as avaliações de outros hóspedes, refere o HuffPost. Ler atentamente as críticas e verificar se as comodidades correspondem ao prometido pode evitar surpresas desagradáveis e garantir que o quarto escolhido oferece exatamente a experiência que se procura.
Leia também: Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para esquema usado para roubar dinheiro sem que perceba
















