A autora vila-realense Ana Viegas lançou uma campanha de crowdfunding para financiar a impressão de umacoleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens.
A coleção conta com 15 volumes em formato físico (papel), digital (ebook) e áudio (áudio livro) com atividades de leitura e de escrita para os mais novos e conselhos para os cuidadores e educadores.
Ana Viegas explica que a coleção, “idealmente para mentes questionadoras entre os 6 e os 10 anos, pode também ser lida desde bem mais cedo (havendo acompanhamento) ou até bem mais tarde (havendo curiosidade)”.
Através das aventuras e evolução da Belinha, do Zeca, do Carlos, da Helena, do Simão e do avô Gaspar, é proposta uma evolução ao próprio leitor, sendo-lhe colocadas questões pertinentes sobre temas tão variados como a aceitação, a colaboração, o respeito, a mentalidade de crescimento, as emoções ou os sonhos.
A coleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens promove “a curiosidade, o questionamento e a autonomia, fomentando, simultaneamente, a saúde mental, em particular a inteligência emocional, de crianças e jovens”.
“O intuito é respeitar e incentivar o seu natural desenvolvimento, para que cresçam profundamente conhecedores de si próprios, com uma autoestima e autoconfiança inabaláveis (e não tenham de aprender a fazê-lo apenas em adultos), salienta a autora.
Ana Viegas é escritora, tradutora, revisora e professora de português para estrangeiros, assumindo como sua missão “tocar o coração dos seus leitores e fazer a diferença no mundo através da sua escrita”. É a fundadora dos projetos anaviegas.pt, dirigido a escritores, e calonodedo.pt, dirigido a leitores
Financiamento colaborativo
A campanha de crowdfunding mais não é do que um tipo de financiamento em que várias pessoas ajudam a financiar um projeto com o qual se identificam. Para tal, fazem um donativo e recebem uma recompensa.
Neste caso, por exemplo, se doar 5 euros recebe um postal com uma ilustração um mantra, mas se doar 200 euros já recebe a coleção completa com todos os recursos que a acompanham.
A leitura e a sociedade
A leitura tem inúmeras vantagens (aperfeiçoa a compreensão, desenvolve o léxico, melhora a ortografia, estimula a concentração por períodos mais longos, divulga a cultura geral, aumenta a criatividade) pelo que investir na leitura, e aqui também na saúde mental, é investir na constante evolução da sociedade, já que “os livros mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo”.
Caso pretenda apoiar este projeto, aceda ao website da campanha de crowdfunding, ppl.pt/anaviegas, selecione uma recompensa e faça o seu donativo. 35 dias é quanto falta para tornar possível a impressão em papel reciclado de 1.500 exemplares da coleção de livros de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens e, assim, fomentar a leitura e promover a saúde mental.