Os aviões guardam segredos que só quem os projeta ou neles trabalha, como pilotos e tripulação de cabine, conhece. Muitos passageiros acreditam que o local com mais bactérias do avião é a casa de banho ou que tudo desaparece no ar após uma descarga. A realidade é bem diferente e foi recentemente explicada por um piloto norte-americano que desfez um dos mitos mais antigos da aviação.
O responsável por esta revelação foi Garrett Ray, de 30 anos, piloto residente em Dallas, Texas. Além de comandar aeronaves, costuma partilhar no perfil @flywithgarrett curiosidades sobre a vida profissional, desde salários de pilotos até aos alojamentos durante as escalas.
A publicação em que abordou os sanitários a bordo somou mais de dois milhões de visualizações e quase 58 mil gostos, de acordo com o jornal digital espanhol HuffPost.
Sistema fechado dos aviões
Segundo explicou, os sanitários não lançam os dejetos no ar. O sistema é totalmente fechado e cada descarga é sugada a alta pressão para um depósito localizado na parte inferior da aeronave.
No interior, os resíduos são misturados com um líquido azul que neutraliza odores e ajuda a decompor gorduras. Quando o avião aterra, uma equipa técnica especializada é responsável por esvaziar e higienizar os depósitos, refere a mesma fonte.
Mecanismo usado em todos os voos
Este mecanismo aplica-se a todos os voos, sejam de curta ou longa duração. Garrett Ray acrescentou ainda que um Boeing 747 pode suportar até mil descargas num único voo intercontinental, acumulando mais de 1.200 litros de dejetos.
Reações de surpresa
A revelação gerou centenas de comentários, de acordo com o HuffPost. Muitos recordaram com humor a infância, quando acreditavam que os dejetos caíam diretamente do avião: “Eu em pequeno pensava que era deitado cá para fora”. Outros optaram por destacar a utilidade da explicação: “É um alívio saber que quando sinto cair uma gota e o céu está limpo não são restos de um avião”.
Entre a surpresa e a gargalhada, ficou a certeza partilhada por vários utilizadores: “É verdade o que se diz, aprende-se sempre algo novo todos os dias”.
Leia também: Conheça o novo valor previsto para o salário mínimo nacional em 2026
















