As ‘escapadinhas’ urbanas continuam a ser uma das opções preferidas dos europeus, mas os destinos mais procurados nem sempre coincidem com os que oferecem melhores experiências, pelo que é importante saber escolher bem a cidade para onde ir. Um novo estudo analisou várias e trouxe surpresas, colocando fora do pódio metrópoles tão famosas como Paris, Madrid ou Barcelona.
O inquérito, realizado pela associação de consumidores Which? e citado pelo jornal britânico The Mirror, junto de 1.600 viajantes, avaliou as cidades segundo sete critérios: gastronomia e bebidas, alojamento, atrações culturais, comércio, transportes, multidões e relação qualidade-preço.
Cracóvia no topo da lista
A cidade polaca de Cracóvia conquistou o primeiro lugar, distinguindo-se pela riqueza cultural e pelo ambiente acolhedor. Logo a seguir surge Veneza, em Itália, que apesar das multidões continua a fascinar pela sua história e património único.
O terceiro lugar coube a Valência, cidade que ultrapassou outros destinos espanhóis de renome, incluindo Madrid e Barcelona, no que toca a ‘escapadinhas’.
Encanto de Valência
Valência, a terceira maior cidade de Espanha, é hoje reconhecida pela sua cena gastronómica diversificada. Desde restaurantes com estrela Michelin até às típicas casas de paelha, a cidade obteve a pontuação máxima no critério da gastronomia, de acordo com a mesma fonte.
Também no transporte e facilidade de circulação foi bem classificada, graças às ligações acessíveis e ruas pensadas para peões.
Além disso, surge como uma das cidades mais económicas de Espanha, a par de Málaga, com o preço médio do alojamento a rondar os 124 euros por noite.
Que dizem os viajantes
Os turistas, citados pela mesma fonte, destacam o centro histórico medieval, os mercados tradicionais e as ruas estreitas cheias de vida. Um dos participantes do inquérito resumiu: “Valência tem tudo. Centro medieval, arquitetura marcante, ruas estreitas e mercados antigos.”
Outro visitante acrescentou: “É muito interessante perder-se pelas ruas da cidade velha de Valência, descobrir praças e fachadas históricas e parar em qualquer lugar para beber ou comer. Não há sítio em Valência onde não se coma bem.”
As cinco melhores escapadinhas da Europa
De acordo com o estudo, publicado pelo The Mirror, estas são as cidades mais bem avaliadas para uma viagem curta na Europa:
- Cracóvia, Polónia
- Veneza, Itália
- Valência, Espanha
- Viena, Áustria
- Istambul, Turquia
Leia também: Há um potencial novo feriado nacional a caminho e este será o dia
















