Fazer a mala para uma viagem internacional pode ser um verdadeiro desafio, especialmente quando o destino é a Europa no verão. Entre o clima quente, a vontade de aproveitar cada minuto e as restrições de bagagem das companhias aéreas, escolher o que levar e o que deixar em casa pode fazer toda a diferença no conforto e na praticidade da experiência.
Três items desnecessários para viagens longas
A influenciadora de viagens Anjali, conhecida no TikTok, partilhou três itens que considera desnecessários para quem vai viajar pela Europa ou pelo Norte de África. Numa publicação feita na primeira semana de uma viagem de três semanas, explicou que deixar estes objetos de fora permite ganhar espaço precioso na bagagem de mão e evitar peso extra.
Menos sapatos, mais espaço
O primeiro conselho de Anjali é, segundo o portal de notícias britânico Express, deixar os ténis em casa. Segundo a criadora de conteúdos, este tipo de calçado ocupa demasiado espaço na mala e acaba por não ser tão útil como se pensa. Em alternativa, recomenda levar sandálias fechadas, que podem ser usadas com meias durante o voo e que são mais frescas para caminhar nos dias quentes. Além disso, libertam espaço para possíveis compras durante a viagem.
Roupas mais frescas e funcionais
O segundo item a evitar são os vestidos justos. Anjali sublinha que, no verão, as temperaturas elevadas tornam estas peças desconfortáveis e propensas a mostrar marcas de suor.
A alternativa sugerida é apostar em roupa de linho em cores escuras, um tecido leve que ajuda a manter o corpo fresco e, ao mesmo tempo, transmite um ar mais elegante.
Segurança e conforto no dia a dia
Por fim, a viajante recomenda, citada pelo Express, a não levar sacos de ombro ou tote bags. Em vez disso, defende o uso de malas a tiracolo, mais seguras para circular em zonas movimentadas como estações de comboio e mais confortáveis para longos passeios.
Para além de permitir manter os pertences sempre à vista e ao alcance da mão, este tipo de mala distribui melhor o peso pelo corpo.
Leia também: Milhares de portugueses em ‘grande risco’: se o código do seu cartão Multibanco estiver nesta lista, mude-o já
















