No interior do Mercado Municipal do Peixe de Olhão, junto à Avenida 5 de Outubro, funciona um restaurante que combina peixe fresco, marisco variado e pratos tradicionais algarvios. O espaço, conhecido como Tasquinha À do Inácio, apresenta uma ementa onde o marisco mais caro não ultrapassa os 30 euros, mesmo no caso de opções, como a lagosta e a santola.
De acordo com o site oficial dos Mercados de Olhão, o edifício onde se localiza o restaurante foi inaugurado em 1916, após quatro anos de construção. Trata-se de um exemplo de arquitetura em ferro e vidro, assente em 88 estacas ligadas por arcos de alvenaria de tijolo. O mercado foi reabilitado no final do século XX, reabrindo ao público em 1998, mantendo a fachada original e ganhando interiores revestidos com azulejos de Costa Pinheiro.
Pratos de carne, peixe e marisco
Na Tasquinha À do Inácio, o menu inclui opções de carne, como bitoque de porco ou vitela, bifes, costeletas e entrecosto grelhado, com preços entre 10 e 15 euros. A oferta de peixe passa por lulas, chocos, atum, salmão, bacalhau, sardinhas, carapau, besugo, corvina, pargo, espada e ensopado de enguias, variando entre os 12 e os 18 euros.
As entradas privilegiam produtos da ria e do mar, como amêijoas, conquilhas, lingueirão, ostras, camarão frito, berbigões e mexilhão, geralmente a 15 euros. O marisco inclui sapateira, santola, lagosta, lavagante, camarão grelhado e navalheira, com valores entre 15 e 25 euros, sendo a lagosta e a santola as mais dispendiosas, mas sempre abaixo dos 30 euros.
Especialidades para dois
O restaurante aposta ainda em pratos de tacho, servidos para uma ou duas pessoas, como arroz de marisco, arroz de lingueirão, arroz ou massinha de tamboril, caldeirada de peixe, açorda de marisco e várias cataplanas, incluindo de tamboril, algarvia, bacalhau ou mista.
A mariscada à tasquinha é a mais cara da lista, com o preço a chegar aos 120 euros para duas pessoas. Em contrapartida, especialidades, como o xarém com conquilhas ou amêijoas mantêm-se nos 20 euros para uma dose individual.
Mercado e gastronomia
De salientar que a localização dentro do Mercado do Peixe garante o abastecimento diário de ingredientes frescos. Além de servir refeições, o espaço funciona como ponto de encontro entre visitantes e produtores locais.
Explica o site dos Mercados de Olhão que o conjunto arquitetónico inclui também o Mercado das Verduras, situado no edifício adjacente, permitindo que quem almoça ou janta na Tasquinha à do Inácio possa percorrer ambos os espaços e conhecer a oferta agrícola e pesqueira da região.
Leia também: Condutores acima desta idade em Portugal podem ficar sem carta de condução se falharem este teste obrigatório
















