Muitos consumidores estranham o líquido transparente que se acumula à superfície dos iogurtes e chegam mesmo a deitá-lo fora. No entanto, especialistas alertam que esse soro contém nutrientes importantes e pode trazer benefícios para a saúde, segundo a revista Marketeer.
O que é o líquido dos iogurtes?
Em 1987, o investigador Michel Saintain, ligado à Danone, explicou que esse líquido é o soro do leite, resultado da separação entre a parte aquosa e a coalhada, mais densa e branca. Quanto maior for o tempo de fermentação, maior a quantidade de soro formada.
Saintain, citado pelo jornal espanhol El Economista, esclareceu ainda que o transporte e o movimento das embalagens favorecem essa separação natural. A dúvida que se coloca é se este líquido deve ou não ser consumido.
Benefícios nutricionais do soro
O soro do iogurte é uma das duas proteínas principais do leite, juntamente com a caseína. Além de água, contém minerais essenciais como potássio e cálcio, com impacto positivo na saúde.
Estudos realizados em diferentes países, nomeadamente pela Curtin University, na Austrália, e pelo Centro de Investigação Aplicada de Minnesota, nos Estados Unidos, apontam para várias vantagens. As proteínas do soro podem ajudar no controlo do peso, combater a obesidade e contribuir para a redução do colesterol.
Impacto na saúde cardiovascular
Há também investigações que associam o consumo regular de soro à diminuição da pressão arterial e ao tratamento da hipertensão, fatores que reduzem o risco de doenças cardiovasculares, de acordo com a revista Marketeer.
Assim, longe de ser descartado, o líquido que aparece no iogurte pode ser aproveitado. Misturá-lo antes de consumir é a forma mais simples de beneficiar dos seus nutrientes e potenciar os efeitos positivos para a saúde.
Além dos benefícios nutricionais, especialistas lembram que o soro pode também ser aproveitado noutras formas de consumo, como em batidos, panquecas ou até na confeção de pão, funcionando como uma alternativa saudável e rica em proteínas.
Leia também: Nesta praia no Algarve as ondas do mar ‘invadiram’ o areal e chegaram à estrada [vídeo]
















