Os smartphones modernos têm incorporados assistentes virtuais que utilizam microfones sempre ativos para captar comandos de voz, ou seja, potencialmente ouvem aquilo que dizemos. Esta funcionalidade pode permitir que os dispositivos captem conversas do dia-a-dia, gerando preocupações sobre privacidade. Segundo Bruno Fonseca, da Leak, “os smartphones ouvem o que está a dizer”, o que pode resultar em anúncios personalizados baseados nas suas conversas próximas do dispositivo.
Investigadores da NordVPN testaram esta hipótese ao discutirem temas aleatórios próximos de smartphones, como destinos turísticos e animais. Um dos investigadores mencionou a Arábia Saudita, levando a anúncios relacionados com hotéis na cidade de AlUla. Outro pesquisador falou sobre orangotangos e foi posteriormente exposto a anúncios de instituições de caridade para este animal. Estes resultados sugerem que os dispositivos utilizam a escuta passiva para direcionar publicidade.
A prática de captar informações através de assistentes virtuais é legal, desde que o utilizador tenha consentido nos termos e condições. Para comprovar se está a ser espiado, pode realizar um teste simples: escolha um tema que nunca tenha pesquisado ou discutido e fale sobre ele próximo do telemóvel durante alguns dias. Se anúncios relacionados começarem a aparecer, isso pode indicar que o dispositivo está a escutá-lo.
Para proteger a sua privacidade, os especialistas recomendam algumas medidas. Verifique regularmente as permissões das aplicações para evitar acessos desnecessários ao microfone e câmara. Transfira apenas aplicações de lojas oficiais e atualize o software do seu dispositivo para corrigir vulnerabilidades de segurança. Além disso, utilize uma VPN para encriptar os dados e proteja os assistentes de voz, eliminando regularmente o histórico de comandos.
Os smartphones são ferramentas indispensáveis no quotidiano, mas a sua utilização exige cuidados e o conhecimento de que eles ouvem as nossas conversas, se lhes dermos esse consentimento. Ao adotar práticas de segurança digital, pode minimizar os riscos associados à captação de dados pessoais e garantir maior privacidade na utilização dos seus dispositivos.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”