Um ataque informático aos sites do grupo Cofina – que inclui títulos como o “Correio da Manhã”, “Record”, revistas “Sábado” e “Máxima” e a “CM TV” – está na origem da indisponibilidade de acesso desde a madrugada deste domingo às páginas eletrónicas dos órgãos de informação do grupo liderado por Paulo Fernandes. A informação foi confirmada ao Expresso pela Polícia Judiciária.
“Estão a ser recolhidos indícios e indicadores para perceber de onde veio e o que tiraram ou apagaram. Ainda não há certezas”, avançou ao Expresso fonte da PJ.
“Ainda não sabemos se é direcionado para a Cofina”, revelava ao Expresso um integrante do grupo Cofina ao início da amanhã deste domingo, acrescentando ainda que teria havido uma ofensiva sobre os servidores da NOS. Esta informação, contudo, é desmentida pela porta-voz do grupo liderado por Miguel Almeida. O Expresso contatou também o porta-voz do grupo Cofina, que não confirmou a informação mas não explicou a razão dos problemas de acesso.
Às 24h38, foi divulgado na rede social Twitter a informação de que a página eletrónica do “Correio da Manhã” não estava a funcionar. “Caros leitores, Por motivos técnicos, o site do seu Correio da Manhã encontra-se indisponível. Prometemos ser breves para podermos continuar a levar até si toda a informação.”
Esta manhã de domingo, também os sites da “Máxima”, “Sábado”, “CM TV”, “Jornal de Negócios” e do jornal desportivo “Record” encontravam-se inacessíveis, tendo este último dado também uma explicação na mesma rede social. “Devido a problemas técnicos, o site de Record encontra-se indisponível. Pedimos as nossas desculpas aos leitores, com a garantia de estarmos a trabalhar para voltar o mais breve possível.” Mensagem idêntica foi emitida pela “Sábado”: “Caros leitores, por motivos técnicos, o site da sua SÁBADO encontra-se indisponível. Prometemos ser breves para podermos continuar a levar até si toda a informação.”
O ataque terá sido semelhante ao sofrido pelos sites do grupo Impresa que afetou igualmente o POSTAL e o Expresso sabe que a situação estará a tentar ser resolvida com o suporte da NOS.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL