Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto

Santa Clara regressa aos triunfos na I Liga em casa frente ao Portimonense

Um jogo com público na Ilha de São Miguel. Algarvios que vinham de dois jogos sem perder, ocupam agora a 12.ª posição, com 23 pontos

21:36 13 Março, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Santa Clara regressou hoje aos triunfos na receção ao Portimonense, impondo-se por 2-0, frente ao seu público, no jogo da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

No Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, Rui Costa, aos 13 minutos, e Carlos Júnior, aos 90+2, marcaram os golos dos açorianos, que subiram provisoriamente ao sétimo lugar, com 31 pontos, e assim ‘esqueceram’ o desaire frente ao Sporting, na última jornada.

Já os algarvios, que vinham de dois jogos sem perder, ocupam a 12.ª posição, com 23 pontos.


Santa Clara superior vence Portimonense


O Santa Clara venceu hoje o Portimonense por 2-0, num jogo da 23.ª jornada da I Liga em que os açorianos foram superiores, mas onde ainda sofreram para confirmar a vitória nos Açores.

Os golos do encontro foram apontados por Rui Costa, aos 13 minutos de jogo, e por Carlos Júnior, aos 90+2 minutos.

Ao longo da primeira parte, o Santa Clara foi sempre a melhor equipa e podia ter chegado ao intervalo com um resultado mais volumoso.

O conjunto de Daniel Ramos teve uma entrada muito forte no encontro e nos primeiros três minutos do encontro dispôs de duas excelentes oportunidades de golo, primeiro por Allano, depois por Lincoln.

Impondo uma intensidade alta e jogando com os ‘olhos na baliza’ contrária, o Santa Clara iria chegar à vantagem aos 13 minutos. Allano, sempre inconformado, rematou forte de fora da área, a bola esbarrou no poste e, na recarga, Rui Costa empurrou para o fundo das redes contrárias.

A equipa açoriana não baixou a agressividade e com as linhas subidas continuou a ameaçar as redes da equipa de Portimão, que não conseguia fazer frente aos insulares. Aos 19, Maurício esteve perto de fazer autogolo e, aos 22 minutos, Allano, mesmo sem ângulo, atirou ao poste. Os açorianos ameaçavam constantemente a baliza de Samuel.

Insatisfeito com o baixo rendimento da sua equipa, Paulo Sérgio efetuou uma dupla substituição ainda antes do intervalo: fez entrar Candé e Henrique, saíram Anzai e Anderson. Com o cronómetro a avançar para o intervalo, o ritmo baixou e o jogo tornou-se mais repartido.

O Portimonense só dispôs de um lance perigoso no primeiro tempo: aos 20 minutos, Ewerton encontrou espaço dentro da área e rematou forte, mas ao lado da baliza de Marco.

No segundo tempo, a equipa de Paulo Sérgio mostrou-se com uma disposição diferente, disposta a assumir o controlo da posse de bola. O Santa Clara, mais cauteloso, procurou, sobretudo, explorar o contra-ataque.

Com o desenrolar da segunda parte, o Portimonense foi ganhando confiança e o jogo tornou-se perigoso para o Santa Clara. Aos 64, perigo na área açoriana, com Luquinha a rematar perto do alvo.

O Portimonense instalou-se perto da baliza contrária, mas teve sempre dificuldades no último passe. A equipa de Paulo Sérgio lançou várias investidas para a área açoriana, mas teve dificuldades em criar oportunidades de golo flagrantes.

Por outro lado, a defensiva açoriana foi aliviando, com maior ou menor esforço, as bolas atiradas para a sua área. Numa altura em que jogo estava partido e equilibrado, a equipa da casa aproveitou para chegar ao segundo golo.

Aos 90+2 minutos, num contra-ataque, Ukra aproveitou o espaço concedido e assistiu Carlos Júnior, que só teve de encostar para o fundo das redes, acabando com as dúvidas quanto ao resultado final.


Declarações


Declarações dos treinadores após a vitória do Santa Clara diante do Portimonense por 2-0, nos Açores, a contar para a 23.ª jornada da I Liga de futebol.

Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Esta [é a] equipa que no último jogo fez uma partida brilhante, não mexi no ‘onze’, o mesmo ‘onze’, mas esse é um facto: demos 45 minutos de avanço. Não entrámos no jogo na primeira parte, não acertámos as pressões. Mas, pior que isso, não fomos pró-ativos, nem com bola, nem sem bola. Uma primeira parte muito má.

Uma total inépcia durante os primeiros 45 minutos, melhorando um pouco ao longo do tempo, mas entrámos mesmo muito, muito mal, provavelmente os piores 45 minutos desta época. Na segunda parte, tentar reagir ao prejuízo, arriscar, ir à procura do golo para entrar no jogo, fizemo-lo, mas com falta de critério nas decisões dos últimos 30 metros.

Infelizmente, preferia que assim não fosse, tenho de me queixar de um lance que é claro. É um lance de grande penalidade que tem de ser marcado e são muitos lances desses contra o Portimonense. Parece que não nos querem deixar pôr a cabeça de fora.

Infelizmente, tenho de falar desse lance [alegada bola na mão de Fábio Cardoso], porque sou dos que respeita os árbitros, dos que respeita o erro, mas repito, com o sistema que existe hoje, com VAR [videoárbitro], com tudo isso, aquilo que está a acontecer com o Portimonense é vergonhoso”.

Daniel Ramos (treinador do Santa Clara): “Nos primeiros 30 minutos, entrámos muito bem, temos vindo a entrar em todos os jogos muito bem e outra vez, e ainda bem que entrámos muito fortes no jogo. Conseguimos dominar, explorar vários corredores, criámos grandes dinâmicas ofensivas.

O golo veio traduzir a nossa superioridade mesmo até final da primeira parte, houve controlo, domínio, sem que o Portimonense, com exceção de um lance, nos colocasse grande problemas.

Não concordo com o Portimonense a nos criar verdadeiras situações de perigo. Se olharmos para aquilo que nós fizemos, acabámos por ter as melhores oportunidades da segunda parte, que foram novamente do Santa Clara.

Acho que somos das melhores equipas a praticar futebol neste momento em Portugal, a meu ver. Acho que estamos muito bem, temos boa dinâmica ofensiva, com capacidade de poder fazer envolvências no corredor esquerdo e direito, estamos equilibrados como equipa”.


Ficha técnica


O Santa Clara venceu hoje o Portimonense por 2-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Ponta Delgada.

Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Santa Clara – Portimonense, 2-0

Ao intervalo: 1-0

Marcadores:

1-0, Rui Costa, 13 minutos.

2-0, Carlos Júnior, 90+2 minutos.

Equipas:

– Santa Clara: Marco, Rafael Ramos (Sagna, 90), Villanueva, Fábio Cardoso, Mansur, Nené (Ruben Oliveira, 93), Hide, Lincoln (João Afonso, 89), Allano (Costinha, 89), Carlos Júnior e Rui Costa (Ukra, 77).

(Suplentes: André Ferreira, João Afonso, Lucas, Ukra, Rúben Oliveira, Costina, Jean Patric, Lucas Marques e Sagna).

Treinador: Daniel Ramos.

– Portimonense: Samuel, Anzai (Henrique, 36, Salmani, 74), Maurício, Willyan, Fahd Moufi, Dener (Bruno Moreira, 65), Ewerton, Poha (Luquinha, 46), Anderson (Falir Candé, 37), Aylton Boa Morte e Beto.

(Suplentes: Ricardo, Fabrício, Vaz Tê, Henrique, Luquinha, Pedro Sá, Bruno Moreira, Jafar Salmani e Fali Candé).

Treinador: Paulo Sérgio.

Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Nené (57), Ewerton (79), Fali Candé (83), Moufi (88), Allano (89)

Assistência: 774 espetadores.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Falésia Hotel.
Algarve Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Aluna na escola.
Ensino Nacional

É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais

08:26 17 Julho, 2026 08:21 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Notas dos exames nacionais deverão ser divulgadas esta sexta-feira, após um processo marcado por atrasos na correção das provas

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Mulher com óculos de sol.
Tempo

Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:02 17 Julho, 2026 11:46 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugal continental e a Madeira vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação UV durante todo o fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Algarve Cultura Gastronomia

Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música

14:28 17 Julho, 2026 14:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Petiscos criativos, doçaria regional e cerveja artesanal podem ser provados a partir das 18:00, na colina do Revelim de Santo António

Europe Direct Algarve Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu

13:31 17 Julho, 2026 12:40 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP intercetou um inspetor da PJ por circular na via reservada aos autocarros: este fugiu do local e acabou por abandonar a zona

Algarve

Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

12:30 17 Julho, 2026 12:31 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A intervenção decorreu numa zona de Tavira onde tinham sido denunciadas situações de tráfico, agressões, roubos e insegurança

Areal de Cacela Velha.
Algarve, Vida & Lazer

Autoridades alertam e turistas insistem: areal no Algarve que não tem o título de praia foi eleito a 2.ª “melhor praia do país” mas não deve lá ir

09:20 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Apesar de ter sido eleita a 2.ª "melhor praia" do país, Cacela Velha não pode ter o título de praia por causa dos perigos do acesso

Falésia Hotel.
Algarve, Vida & Lazer

Falésia Hotel está de volta ao Algarve após uma grande renovação e aparece com o conceito de “adults only”

17:50 16 Julho, 2026 13:32 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma renovação, o Falésia Hotel reabriu com novos espaços, um spa renovado e um conceito "adults only" que aposta na tranquilidade

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Algarve

Mulher morta pela filha em Olhão já tinha denunciado agressões: o que falhou antes do crime “macabro”?

10:20 17 Julho, 2026 14:09 17 Julho, 2026 | João Luís

Caso em Olhão expôs anos de violência, uma condenação anterior, uma saída precária sem regresso e dúvidas sobre a resposta das autoridades

Aluna na escola.
Ensino, Nacional

É hoje: milhares de alunos vão finalmente saber as notas dos exames nacionais

08:26 17 Julho, 2026 08:21 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Notas dos exames nacionais deverão ser divulgadas esta sexta-feira, após um processo marcado por atrasos na correção das provas

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa

09:08 17 Julho, 2026 09:12 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A arte da paisagem consegue atingir a beleza, o que é belo, para lá do que a Natureza, por si só, nos possa oferecer em determinada situação"

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: calor sobe no fim de semana, mas há regiões onde pode chover

06:00 17 Julho, 2026 14:25 16 Julho, 2026 | João Luís

Fim de semana traz uma subida gradual das temperaturas, embora algumas zonas do litoral possam acordar com mais nuvens e chuva fraca

Mulher com óculos de sol.
Tempo

Atenção ao sol: todos os distritos de Portugal continental e arquipélago da Madeira em risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:02 17 Julho, 2026 11:46 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Portugal continental e a Madeira vão estar em risco muito elevado de exposição à radiação UV durante todo o fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara

19:30 15 Julho, 2026 13:32 15 Julho, 2026 | João Luís

Mais de 4.000 condutores já foram apanhados este ano numa infração que pode comprometer a segurança nas viagens de verão

Algarve, Cultura, Gastronomia

Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música

14:28 17 Julho, 2026 14:39 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Petiscos criativos, doçaria regional e cerveja artesanal podem ser provados a partir das 18:00, na colina do Revelim de Santo António

Europe Direct Algarve, Vídeo

Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto

18:57 16 Julho, 2026 18:59 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 600 jovens deram o primeiro passo rumo a uma das experiências mais marcantes das suas vidas

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Europa, Vídeo

Pneu solta-se de avião da Ryanair e percorre a pista de aeroporto espanhol até uma carrinha de serviço o apanhar [vídeo]

11:20 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

No aeroporto de Lanzarote, um pneu soltou-se de um avião da Ryanair e percorreu vários metros pela pista antes de ser travado

Últimas Notícias

  • Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música
    Castro Marim serve três dias de gastronomia, cultura e música
  • Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
    Juros dos depósitos sobem há três meses mas pouco: Camilo Lourenço explica por que é que os bancos não querem subir mais as taxas
  • Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu
    Inspetor da PJ foi apanhado pela PSP a circular na via do autocarro e fugiu
  • Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos
    Festival Beliche Jazz esgota todos os concertos
  • Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe
    Operação policial em Tavira termina com detenção por tráfico e apreensão de 224 doses de haxixe

Opinião

  • As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
    As prioridades de um país distraído | Por Luís Ganhão
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Sobre o belo, o sublime e a arquitetura paisagista | Por Fernando Santos Pessoa
  • Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro
    Reúnem-se os mundos da cultura europeia e japonesa em Tóquio | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
    Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico
  • UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
    UE vai exigir um “passaporte digital” para usar a Internet? Entenda o que está em causa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal