É algo que é possível de acontecer e pode ser que nunca tenha ponderado sobre este assunto, uma vez que não é algo necessário diariamente. E se precisar de um veículo de substituição e não houver disponíveis? Sabia que existem novas regras para as seguradoras? Conheça agora mais sobre este tema com a ajuda do Pplware.
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) recebeu informações sobre algumas dificuldades na disponibilização de veículos de substituição, resultantes da redução do número de veículos nas frotas das empresas de aluguer (rent-a-car).
Esta situação tem mais probabilidades de acontecer no verão devido ao aumento do turismo que traz muitas milhares de pessoas todos os anos para o nosso país.
Apesar da escassez de veículos, as empresas de seguros devem fazer todos os esforços para garantir o princípio da “reparação natural”, que estipula que “quem estiver obrigado a reparar um dano deve reconstituir a situação que existiria, se não tivesse verificado o evento que obrigou à reparação”.
Nos casos em que, mesmo tendo direito, os lesados não possam obter um veículo de substituição, a ASF considera apropriado e legalmente admissível que as empresas de seguros efetuem uma compensação pecuniária para cumprir essa obrigação.
Esta medida, embora em resposta a desafios relacionados com a escassez de veículos nas frotas de aluguer, destaca a necessidade contínua de adaptação e eficiência no setor das seguradoras
Leia também: Luz do motor apareceu no painel do seu carro? Saiba o que pode ser e o que fazer