Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Economia, Nacional

PROBAAL congratula-se com decisão desfavorável para a Central Fotovoltaica de Estoi

Durante os últimos dois anos, a associação de defesa do ambiente Pró Barrocal Algarvio “trabalhou na sensibilização e informação junto das comunidades e público em geral para os problemas e consequências que adviriam se fosse permitida a construção de uma central solar nesta reserva ecológica”

10:54 5 Setembro, 2023 11:08 5 Setembro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A associação de defesa do ambiente Pró Barrocal Algarvio (PROBAAL) congratula-se com a decisão desfavorável dada pela Agência Portuguesa do Ambiente relativamente ao projeto denominado “Central Fotovoltaica de Estoi” (CFE), que propunha a ocupação de 154 hectares para a instalação de 175.000 painéis solares, em território REN, Cerro do Leiria, Concelho de Tavira.

A Declaração de Impacte Ambiental (DIA), tornada pública pela APA no passado dia 1 de setembro, refere que “em resultado da avaliação efetuada, foram identificados impactos negativos diretos e indiretos muito significativos, irreversíveis, não minimizáveis ou compensáveis em termos de fatores determinantes para a avaliação do projeto, nomeadamente os sistemas ecológicos, recursos hídricos, recursos sócio-económicos e a paisagem. Assim, emite-se uma decisão desfavorável ao projeto da Central Fotovoltaica de Estoi”.

A PROBAAL afirma em comunicado que “desde fevereiro de 2021 trabalha para garantir a proteção dos recursos hídricos partilhados e da paisagem natural neste local sensível do ponto de vista ambiental e considera por isso que o indeferimento do projeto da central é um primeiro passo bastante significativo”.

“No caso da contestação à CFE, foi necessária a vontade e mobilização de uma comunidade para empreender no que nos foi dito muitas vezes que era impossível e mesmo assim não desistir”, destaca.

Por seu lado, a PROBAAL apresentou cerca de 175 páginas de documentação no processo de consulta pública, 75 dessas páginas contendo argumentos técnicos e jurídicos e 100 páginas de estudos hidrológicos e biológicos específicos e reconhecidos academicamente relativos à área do projeto. Este foi o nosso plano a longo prazo, mas o que surpreendeu toda a gente foi o facto de que no final, 13 outros grupos e 847 indivíduos também apresentaram as suas participações desfavoráveis.

Durante os últimos dois anos, a PROBAAL diz que “trabalhou na sensibilização e informação junto das comunidades e público em geral para os problemas e consequências que adviriam se fosse permitida a construção de uma central solar nesta reserva ecológica”.

“Aqueles que visitaram o Cerro de Leiria, puderam ver pelos seus próprios olhos que o local estava coberto de vegetação até onde a vista alcançava e que assim deveria continuar. Todos os que vieram viram que não há construções neste terreno, porque as pessoas antigas e sábias sempre souberam que este local é propício a inundações. Já neste século, outras pessoas igualmente sábias classificaram este território como reserva ecológica para a recarga e infiltração dos aquíferos, proibindo assim qualquer construção”, recorda.

A PROBAAL congratula-se com “o facto de que o estatuto de proteção desta Reserva Ecológica Nacional não tenha sido violado e se tenha dado prioridade máxima aos recursos hídricos aqui existentes. A DIA identifica a localização proposta como uma zona de infiltração máxima, assegurando não só o acesso ao bem mais precioso que é a água, mas também preservando a qualidade do solo, e assim, garantir o futuro em termos ambientais, sendo esta uma prioridade em que a escassez da água ultrapassa outras preocupações como a energia por exemplo”.

“Se as grandes empresas trabalhassem com as comunidades desde as fases iniciais dos grandes projetos fosse uma prática generalizada, talvez se evitassem locais desadequados e se poupassem milhares de euros”, afirma a associação de defesa do ambiente.

“No caso da CFE, tanto a Iberdrola Renewables Portugal S.A. como a comunidade local poderiam ter poupado muito tempo e dinheiro. Uma empresa avaliada em mais de 50 mil milhões de dólares tem recursos financeiros muito superiores aos de uma pequena comunidade rural e não deveria ser o caso de cidadãos comuns se verem obrigados a encontrar uma forma de contratar biólogos, hidrólogos, engenheiros ou advogados para proteger o seu abastecimento de água, o ambiente local, a qualidade de vida e um território já de si classificado como Reserva Ecológica Nacional. É antes uma obrigação dos organismos governamentais e das empresas com as quais trabalham e estabelecem parcerias, garantir que isso aconteça, através de um processo claro e transparente”, pode ler-se.

A PROBAAL está infinitamente grata “a todos os que contribuíram para neutralizar a ameaça que paira sobre este território. Somos gratos às pessoas que decidiram não deixar este trabalho para outros e que com dedicação connosco trabalharam. Agradecemos a todos aqueles que compreenderam que trabalhando em conjunto, tínhamos a possibilidade de alcançar algo que nunca poderia ter sido alcançado por um indivíduo. Há três décadas consecutivas que a PROBAAL trabalha para proteger este território e assim continuará a fazê-lo”, conclui.

Leia também: A recusa do parque Fotovoltaico da Iberdrola em Stª Catarina é um caso para reflexão

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Homem prestes a roubar mala a uma mulher. Crédito: Freepik
Nacional

“Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma

18:30 1 Fevereiro, 2026 14:33 30 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um novo tipo de roubo em que os assaltantes usam um disfarce comum está a gerar alarmes. Saiba como atuam e como se proteger

Rapariga numa praia tropical. Crédito: Freepik
Economia Europa

Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como

19:00 1 Fevereiro, 2026 17:46 30 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma jovem espanhola mudou de país aos 23 anos e passou a ganhar mais de 2.000 euros por mês num trabalho sem formação

Lírio-da-paz.
Vida & Lazer

Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

17:30 1 Fevereiro, 2026 17:48 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Famosos lírios-da-paz não exigem muita luz, mas a floração depende de gestos concretos que não são muito complexos

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões

18:00 1 Fevereiro, 2026 16:16 1 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há peças que parecem “seguras” em água fria, mas podem ficar mal lavadas e acumular germes e odores

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Algarve Saúde

Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

08:10 1 Fevereiro, 2026 10:43 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A dor no percurso do cancro da mama é o tema central do congresso, que decorre no dia 27 de fevereiro em formato presencial e online

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Milhares vão ficar sem água nestes dias: vai haver cortes de água prolongados nestas regiões

06:30 1 Fevereiro, 2026 17:52 30 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já há avisos oficiais de interrupções programadas e cortes no abastecimento de água para a semana de 2 de fevereiro, em vários concelhos

Algarve, Nacional

Depressão Kristin: como ajudar e ser ajudado em solidariedade com Leiria

13:33 1 Fevereiro, 2026 13:33 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Famílias e infraestruturas afetadas exigem apoio urgente e informação útil. Somos todos Região de Leiria em tempo de reconstrução

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Más notícias a caminho: ‘tromba’ de água e ventos fortes vão ‘atacar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões mais afetadas

14:10 1 Fevereiro, 2026 12:30 1 Fevereiro, 2026 | Luís Santos

Ventos fortes e chuva intensa vão marcar os próximos dias em Portugal, com risco acrescido de cheias e perturbações em várias regiões do país

Homem prestes a roubar mala a uma mulher. Crédito: Freepik
Nacional

“Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma

18:30 1 Fevereiro, 2026 14:33 30 Janeiro, 2026 | Francisco Nascimento

Um novo tipo de roubo em que os assaltantes usam um disfarce comum está a gerar alarmes. Saiba como atuam e como se proteger

Rapariga numa praia tropical. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como

19:00 1 Fevereiro, 2026 17:46 30 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma jovem espanhola mudou de país aos 23 anos e passou a ganhar mais de 2.000 euros por mês num trabalho sem formação

Lírio-da-paz.
Vida & Lazer

Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor

17:30 1 Fevereiro, 2026 17:48 29 Janeiro, 2026 | Miguel Frazão

Famosos lírios-da-paz não exigem muita luz, mas a floração depende de gestos concretos que não são muito complexos

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões

18:00 1 Fevereiro, 2026 16:16 1 Fevereiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há peças que parecem “seguras” em água fria, mas podem ficar mal lavadas e acumular germes e odores

Algarve

Defeso do sargo na Costa Vicentina encurta para fevereiro após revisão publicada em Diário da República

14:30 1 Fevereiro, 2026 13:49 1 Fevereiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pescadores e população consideram que o novo calendário do defeso do sargo responde a anos de reivindicações na costa portuguesa

Algarve, Saúde

Lagos recebe 5.º Congresso do Cancro da Mama do Algarve

08:10 1 Fevereiro, 2026 10:43 27 Janeiro, 2026 | Cristina Mendonça

A dor no percurso do cancro da mama é o tema central do congresso, que decorre no dia 27 de fevereiro em formato presencial e online

Criança a entrar no transporte escolar. Crédito: Foto AI
Mundo

Motorista de transporte escolar despedido após ajudar estudante menor a ir para a escola: família da jovem defende-o e considera situação “uma loucura”

22:22 30 Janeiro, 2026 20:17 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

No Canadá, um motorista foi despedido após ajudar uma estudante de 13 anos a ir para a escola, mesmo não constando na lista oficial de transporte

Pessoas a passear junto à praia. Crédito: Freepik AI
Tempo

Aviso de especialista: chuva e vento forte vão ‘dar descanso’ a Portugal a partir desta data

11:40 31 Janeiro, 2026 11:32 31 Janeiro, 2026 | Luís Santos

Especialistas apontam quando a chuva e o vento poderão dar uma trégua em Portugal, após semanas de instabilidade

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Atenção portugueses: se levantar dinheiro desta forma no Multibanco o seu banco pode (e vai) pedir-lhe explicações

20:10 30 Janeiro, 2026 18:56 30 Janeiro, 2026 | Gonçalo Viegas

Se levantar dinheiro este número de vezes no Multibanco num mês, o seu banco pode tomar medidas para prevenir fraudes como branqueamento de capitais

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Costuma deixar o carro à porta de casa? GNR avisa para método silencioso que está a ser usado para roubar automóveis sem partir nada

20:20 31 Janeiro, 2026 18:26 31 Janeiro, 2026 | João Luís

O carro desapareceu sem sinais de arrombamento? Um método tecnológico está a ser usado para furtos silenciosos em veículos: saiba como funciona e como se proteger

Carro danificado com queda de árvore. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Árvore caiu em cima do seu carro com o temporal? Este tipo de dano só é pago se fizer isto

15:00 28 Janeiro, 2026 14:43 28 Janeiro, 2026 | João Luís

Quedas de árvores durante temporais nem sempre são pagas pelo seguro. Saiba quando há direito a indemnização e o que deve fazer para não perder esse direito

Agente da Guardia Civil. Crédito: Lusa
Auto, Europa

Matrícula falsa não enganou: polícia recupera carro furtado graças a este detalhe que pode salvar o seu veículo

16:30 31 Janeiro, 2026 16:15 31 Janeiro, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar a matrícula não chega: um carro furtado foi recuperado porque este detalhe denunciou o golpe

Algarve

Ele 55 anos e ela 32: detidos em Aljezur na posse de vários quilos de haxixe em prisão preventiva

08:40 31 Janeiro, 2026 08:37 31 Janeiro, 2026 | Henrique Dias Freire

Numa revista aos ocupantes e ao veículo foram apreendidos 22,7 quilos de haxixe, "suficientes para mais de 45 mil doses individuais"

Últimas Notícias

  • IRS 2026 : este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas
    IRS 2026 : este é o calendário de prazos que tem de cumprir para evitar multas
  • Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como
    Jovem de 23 anos mudou de país e passou a ganhar mais de 2.000 euros sem formação: saiba como
  • “Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma
    “Seguiram-me até eu ficar parado num sinal”: novo tipo de roubo faz soar alarmes e assaltantes disfarçam-se desta forma
  • Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões
    Especialista pede que não lave estas peças de roupa com água fria e estas são as razões
  • Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor
    Não precisam de muita luz mas só se fizer isto é que os seus lírios-da-paz vão ganhar flor
  • E-Redes espera conseguir repor a energia nestas zonas: saiba para quando apontam as previsões
    E-Redes espera conseguir repor a energia nestas zonas: saiba para quando apontam as previsões

Opinião

  • A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    A expropriação dos bens da igreja em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
    Desodorizante ou antitranspirante: qual escolher? | Por Bárbara Marques
  • Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
    Presidenciais, não, não voto! | Por Carlos Lopes
  • O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
    O terreno onde o populismo cresce | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
    Parlamento Europeu validou cortes nos direitos dos passageiros aéreos? Isto é o que pode esperar na próxima vez que viajar de avião
  • Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
    Tem este carro? Muitos portugueses escolhem estes veículos mas a União Europeia pode ditar o seu fim nesta data
  • O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
    O futuro da Europa e a cooperação NATO-União Europeia | Por Francisco Nobre
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal