Desengane-se quem pensa que os portugueses não são patriotas. Um novo acaba de revelar que Portugal tem uma das populações da Europa Ocidental com mais amor à pátria.
De acordo com um gráfico partilhado no Facebook pelo professor Nelson Zagalo, da Universidade de Aveiro, que demonstra a percentagem de pessoas por país que consideram que a sua cultura é superior à dos outros, Portugal encontra-se com uma percentagem de 47%. Um valor bastante superior à vizinha Espanha, com apenas 20% de espanhóis considerados como “patriotas”.
Neste contexto, os portugueses ultrapassam também os cidadãos franceses, com uma percentagem de 36%, os belgas (23%), nerlandenses (31%), irlandeses (42%), dinamarqueses (44%), suecos (26%), croatas (44%), húngaros (46%) e, até mesmo, alemães (45%) e ingleses (46%).
Segundo o ZAP, Portugal estava num lugar bem mais abaixo, no que toca a patriotismo, num estudo revelado há alguns anos atrás. Esse estudo colocava Portugal como 20º país europeu com mais orgulho nacional, atrás de Espanha, que tinha conseguido alcançar a 15ª posição.
Mas o que será que influenciou este grande patriotismo dos portugueses, sobretudo comparativamente com os espanhóis? Podem ter sido muitos fatores, no entanto, o portal relembra que Espanha tem uma população muito dividida, uma vez que catalães, galegos, andaluzes e bascos, por exemplo, olham para a sua própria região como uma pátria, não tendo, por isso um sentimento tão patriota no que se refere ao país, Espanha, na sua globalidade.
Nesse aspeto, os portugueses são bem mais unidos, não se verificando uma rivalidade tão grande entre regiões.
Este estudo mais recente, do Pew Research Center, contabilizou entrevistas realizadas em 34 países europeus. Mas, apesar de Portugal ter obtido bons resultados, sobretudo na Europa Ocidental, não fomos os “vencedores” do velho continente. De acordo com os dados recolhidos, o país mais patriota é a Grécia, com 89% da população a considerar que a sua cultura é superior às demais.
Depois da Grécia, seguem-se a Geórgia, com uma percentagem de 85%, Arménia (84%), Rússia e Bulgária, ambas com 69%, verificando-se, assim, um maior patriotismo na Europa de Leste, comparativamente ao lado ocidental.
No sentido contrário, com menos patriotismo, está mesmo Espanha, com apenas 20%, como já foi mencionado. Segue-se a Bélgica (23%), Suécia (26%) e Países Baixos (31%). Portugal divide os mesmos 47% que Itália e Áustria.
Leia também: Este artigo do Ikea foi um sucesso nos anos 60 e está agora de volta às lojas