O Santa Clara regressou hoje aos triunfos na visita ao Portimonense, vencendo por 2-1 o jogo da sexta jornada da I Liga de futebol e subindo provisoriamente ao quarto lugar do campeonato.
Em Portimão, os açorianos conquistaram os três pontos graças aos golos de Fábio Cardoso, aos 37 minutos, e Thiago Santana, 57, que já é o melhor marcador da I Liga, com seis golos, enquanto Aylton Boa Morte marcou para os algarvios, aos 66.
Após três jogos sem vencer, o Santa Clara regressou às vitórias e ascendeu, à condição, à quarta posição do campeonato, com 10 pontos, os mesmos do terceiro classificado FC Porto. Já o Portimonense é 16.º, com quatro pontos, numa tabela liderada pelo Benfica.
Declarações dos treinadores
Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Fizemos um jogo competente nos 90 minutos. Entrámos bem, a comandar e, num lance, o jogo é desequilibrado, com um penálti não assinalado a nosso favor.
É uma grande penalidade, que o arbitro não veja, ok, mas existe o VAR, não consigo perceber. Na sequência disso, há um canto que dá golo ao Santa Clara e desequilibra o jogo.
O Portimonense procurou sempre o golo até ao intervalo, mas não conseguiu.
Na segunda parte, modifiquei as coisas e cometemos um erro infantil, gravíssimo, e que nos penaliza bastante. Assim, é muito difícil conseguir resultados. É um erro que dá o segundo golo ao Santa Clara e complicou tudo.
Não quero justificar os insucessos com a arbitragem, mas tenho de falar do lance da grande penalidade que nos penalizou bastante. O jogo é desequilibrado por aquele lance, determinante naquilo que foi a história do jogo.
É uma desilusão. Não acho o resultado justo pelo que fizemos, mas metemo-nos a jeito com algumas palermices que cometemos no jogo. Temos de ser mais competentes, o segundo golo, então, é uma coisa absurda. São coisas da própria malandrice do jogo para as quais os jogadores têm de estar mais alerta. Isto paga-se muito caro.
O grupo é incansável na dedicação ao trabalho, mas temos cometidos erros que nos têm penalizado bastante.”
Daniel Ramos (treinador do Santa Clara): “Hoje fizemos um jogo à nossa imagem, imagem essa que procuramos não descaracterizar, que é a nossa forma de estar no jogo.
A tranquilidade que tivemos foi extremamente importante, a equipa não abanou, e demonstrou que tenho uma equipa de campeões que, mesmo na adversidade, estão juntos.
O resultado vem do bom ambiente que existe entre jogadores e equipa técnica.
A primeira parte foi muito bem conseguida, a não darmos nenhuma oportunidade ao Portimonense. Julgo que foi na quinta oportunidade que tivemos que conseguimos o golo.
O marcador ao intervalo diz pouco do que foi o nosso domínio do jogo.
Na segunda parte, tal como esperávamos, o Portimonense reagiu, obrigou-nos a outro tipo de posicionamentos, mas a equipa nunca se partiu, souber responder e manter os olhos na baliza do Portimonense, isso é algo importante.
Estou muito satisfeito pela prestação da equipa, mesmo não tendo tido na segunda parte uma prestação tão consistente como na primeira, mas a equipa soube estar e mereceu vencer.
Não olhei ainda para a classificação, mas estamos a caminhar para aquilo que temos como meta, que é conseguir pontos, num campeonato que vai ser muito exigente.
Uma das nossas armas é o espírito de equipa e de união e hoje os jogadores estiveram ‘top’ ao corresponderem ao que lhes peço.”
Jogo no Estádio Municipal de Portimão
Portimonense – Santa Clara: 1-2
Ao intervalo: 0-1
Marcadores:
0-1, Fábio Cardoso, 37 minutos.
0-2, Thiago Santana, 57.
1-2, Aylton Boa Morte, 66.
Equipas:
– Portimonense: Samuel, Anzai (Moufi, 46), Maurício, Willyan, Fali Candé (Henrique, 78), Lucas Fernandes (Fernando, 78), Pedro Sá (Vaz Tê, 45), Dener, Welinton (Aylton Boa Morte, 46), Anderson e Fabrício.
(Suplentes: Ricardo, Lucas Possignolo, Vaz Tê, Júlio César, Moufi, Henrique, Luquinha, Aylton Boa Morte e Fernando).
Treinador: Paulo Sérgio.
– Santa Clara: Marco, Ramos (Sagna, 90+2), João Afonso, Fábio Cardoso, Mansur, Nené (Anderson Carvalho, 74), Osama Rashid, Lincoln (Tassano, 82), Carlos Júnior (Costinha, 90+2), Ukra (Jean Patric, 74) e Thiago Santana.
(Suplentes: André Ferreira, Lucas, Romão, Costinha, Jean Patric, Anderson Carvalho, Tassano, Shahariyar e Sagna).
Treinador: Daniel Ramos
Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Júnior (06), Osama Rashid (19), Nené (32), Anzai (41), Fábio Cardoso (52), Lucas Fernandes (59), Jean Patric (82), Aylton Boa Morte (84) e Marco (90+4).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.