A Câmara de Portimão vai suportar os custos com os testes para despistagem da covid-19 aos 300 professores e funcionários das escolas do concelho que reiniciam funções na próxima semana, foi hoje anunciado.
A autarquia indicou, em comunicado, que os testes podem ser efetuados entre hoje e sábado, no centro instalado junto ao pavilhão Arena, onde os utentes não necessitam de sair do carro.
“A medida abrange um universo de três centenas de profissionais, sendo os respetivos custos suportados integralmente pela autarquia”, lê-se no documento.
Fonte do município de Portimão disse à agência Lusa que o custo total dos testes aos profissionais das escolas para a despistagem da doença provocada pelo novo coronavírus “está estimado em cerca de 20 mil euros”.
Segundo a autarquia, os funcionários das creches do concelho que retomam a atividade na segunda-feira beneficiaram igualmente de testes gratuitos, no âmbito das medidas de prevenção sanitária.
Para garantir a reabertura em segurança e com a higienização necessária dos estabelecimentos de educação, estão a ser efetuadas ações de sensibilização nas creches por técnicos de saúde, da Proteção Civil e da Segurança Social.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 297 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.184 pessoas das 28.319 confirmadas como infetadas, e há 3.198 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.