“É RARO MAS ACONTECEU…
Há cerca de 2 semanas eu e o meu marido Pedro Cunha estávamos finalmente a recuperar dos sintomas do COVID-19.
Tudo indicava que era a bonança após a tempestade… mas o imprevisto aconteceu: o nosso filho Santiago começou com febre inicialmente baixa (38.º, 38,5.º), mas, após 3 dias, chegou quase aos 40 graus! Benuron, Brufen e a febre reaparecia a cada 3 a 4 horas.
Após 3 idas às urgências de Pediatria do Hospital S. João, bem como avaliação do estado do paciente, análises ao sangue e raio X, o impensável aconteceu e o Santiago foi INTERNADO na secção de Pediatria COVID-19!
Era a primeira criança na zona Norte a ser internada com COVID-19!
Primeiro testou negativo e depois positivo (mais uma vez cuidado com os resultados negativos porque há muitos falsos negativos!) 😔😔😔
Nessa primeira noite, foi o meu marido que ficou com ele, enquanto eu tomava conta da irmã.
E sim, foi a pior sensação da minha vida… O momento mais desesperante, mais aflitivo, mais caótico!
No dia seguinte trocamos: o meu marido veio para casa junto da nossa linda Ema e eu fui para o internamento ao lado do meu Santi lindo!
Os primeiros dias foram muito duros, muita febre, tremores, gemidos (creio que de dor no corpo…).
A febre era monitorizada todas as horas do dia e da noite; tensões e saturações inúmeras vezes ao dia, raio X, TAC, análises ao sangue diárias para despistar outros vírus e bactérias.
Tudo era torturante para o Santi, mas tudo para o bem dele.
Dias e noites muito sombrios em que os nossos corações estavam “apertados” – o meu, do Pedro e de quem nos seguia de perto – os nossos maravilhosos e incansáveis pais (avós do Santiago e da Ema), familiares e amigos mais próximos.
As visitas não eram, obviamente, permitidas e as idas ao WC eram escassas – evitava ao máximo porque a auxiliar/enfermeira tem de vestir o fato especial e desinfectar tudo, correndo o risco, sempre que veste e despe o fato, de se contaminar.
A equilibrar esses dias SOMBRIOS estava a LUZ ⭐️: a LUZ de toda a equipa MÉDICA, ENFERMEIROS e AUXILIARES.
Numa sala perto de nós, estavam em permanência 24 horas sobre 24 horas em regime de turnos: 1 médica, 2 enfermeiros e 1 auxiliar.
Nos “bastidores”, a estudar o quadro clínico do Santiago, estavam mais médicos, entre eles o pediatra dele Dr. Henrique Soares, Dra. Eunice Trindade e Dra. Margarida Tavares.
Estávamos sempre ACOMPANHADOS a todos os níveis.
Os fatos “assustadores” de astronauta contrastavam com a simpatia, o carinho e o lado incrivelmente humano de toda esta equipa. Conseguiram aliar o imenso profissionalismo a momentos de descontração para cativar o Santi – e até coreografias do “Baby Shark” e do “Panda” fizeram e cantaram para animá-lo nas horas mais difíceis de colheita de sangue.
Seres Humanos que deixam todos os dias o conforto e a segurança dos seus lares, vestindo fatos protectores extremamente desconfortáveis, correndo o risco de serem infectados para nos dar SAÚDE e VIDA!
É verdade que durante 6 dias ficámos confinados a um quarto – Pois é! Quem se queixa por estar de quarentena numa CASA, chegou a altura de praticarem a gratidão!!!
Mas foi nesse quarto que ao fim de quase 6 dias de internamento tive das melhores sensações da minha vida: de VITÓRIA, de alívio, de uma GIGANTE E ETERNA GRATIDÃO! 🙏🙏🙏
GRATIDÃO PELA CIÊNCIA, POR DEUS, PELO UNIVERSO, PELAS PRECES E ENERGIAS DOS MAIS PRÓXIMOS E POR ESTES SERES DE LUZ, por esta EQUIPA PEDIÁTRICA INCANSÁVEL que tratou do meu filho… e de mim – do meu coração que estava mais pequenino que nunca.
Mais uma vez, num dos períodos mais desafiantes da nossa vida, foi o AMOR que venceu! Mais forte que o vírus foi o AMOR!
Espero que nunca venham a necessitar deste serviço de urgência, mas se acontecer estão nas melhores “mãos” do Mundo!
Estes são os HERÓIS 🙏❤️
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS À EQUIPA MÉDICA: Rita Santos Silva, Sylvia Jacob, Cíntia Gonçalves, Mariana Adrião, Ana Reis Melo, Carolina Faria, Rita Moita, Sofia Ferreira, Esmeralda Rodrigues, Mayara Nogueira, Helena Pinto, Daniel Gonçalves; Psicólogo Paulo Almeida; Médica Infecciologista Margarida Tavares; Pediatra do Santiago: Henrique Soares; Diretora Serviço de Pediatria: Eunice Trindade.
ENFERMEIROS: Chefe de Enfermagem Francisco Mendes, Nuno Caetano, Manuela Rodrigues, Catarina Perestrelo, Catarina Sampaio, Carla Faria, Carla Silva, Sílvia Gonçalves Pereira, António Brandão, Ana Isabel Oliveira, Fátima Aguiar.
AUXILIARES: Débora Moreira, Ana Luísa Teixeira, Sílvia Vieira, Patrícia Ferreira, Tatiana.
P.S.: O GUERREIRO Santiago ❤️está finalmente em casa, a recuperar bem, sem sintomas, cheinho de mimo e com muito “mau feitio” 😂
RELACIONADO:
ÚLTIMA HORA: Dois homens estrangeiros infetados detidos em Albufeira
Algarve regista mais 1 caso. Portugal com 989 mortos e 25.045 infetados
Estudo prevê fim da pandemia em Portugal a 18 de julho
Voo rasante surpreende as pessoas em Tavira [Vídeo]
Casamento com cerca de 200 pessoas durante estado de emergência
“O inimigo não é o vírus, o inimigo é o outro: o de transmitir o vírus”
Diocese do Algarve coloca trabalhadores não clérigos em ‘lay-off’
Espanha desinfeta praia com lixívia e destrói o areal
Trabalhadores agrícolas de nacionalidade romena estão retidos em Castro Marim
Mais uma vítima mortal no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime por covid-19
Há 399 crianças infetadas com menos de 10 anos em Portugal
Albufeira isenta consumidores das tarifas de água, águas residuais e resíduos