Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Animal (04 de outubro), a Câmara Municipal de Tavira preparou para este sábado, dia 7, na Feira de São Francisco, um programa com o intuito de alertar e sensibilizar a população para a condição, bem-estar e proteção animal.
Neste sentido, realiza-se, pelas 09:00, a partir da Senhora da Saúde (antigas instalações da Animalar), uma cãominhada. Na parte da tarde, pelas 19:00, terá lugar, no recinto da Feira, o lançamento da campanha “Não basta adotar, é preciso cuidar”.
Segundo comunicado do Município de Tavira, no âmbito do Plano Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal, a autarquia “tem vindo a realizar diversas ações em prol do bem-estar animal, consciente da importância desta matéria”.
Para conhecer o Plano Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal, clique AQUI.
Bem-estar animal: resultados esperados
Este Plano pretende, segundo a autarquia de Tavira, “alcançar um conjunto de resultados que se crê que poderão melhorar a atuação deste Município na área em apreço, respondendo às necessidades da população, bem como contribuindo para multiplicação de comportamentos positivos.
Por isso, são delineadas e previstas medidas e ações que cremos contribuir para a sensibilização e consciencialização da população sobre as diversas temáticas sobre as quais urge maior atenção e cuidado, sejam a natureza dos animais que merece proteção e respeito, seja as obrigações legais que sobre nós pendem perante os animais.
Pretende assim alertar e sensibilizar para a problemática do abandono dos animais, desmistificar o tema da esterilização, promover a adoção de animais a cargo do Município ou de associações zoófilas, criar e fomentar a colaboração com a população na gestão de colónias de gatos de rua; incentivar a participação cívica em ações de voluntariado, mas também pretenderá reforçar a atuação das ações de fiscalização atuando quer preventiva quer repressivamente”.
Leia também: Feira de São Francisco começa quarta-feira e traz muita diversão a Tavira