Uma mulher alemã com 35 anos foi resgatada, na tarde desta sexta-feira, por elementos da Estação Salva-vidas de Sagres, “na sequência de uma queda inadvertida enquanto praticava a atividade de coasteering”, na praia da Ingrina, no concelho de Vila do Bispo.
Segundo informação partilhada no site da Autoridade Marítima Nacional (AMN), o alerta para a ocorrência foi recebido pelas 18:30, dando conta da queda de uma pessoa.
Foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, tripulantes da Estação Salva-vidas de Sagres, elementos do Projeto ‘SeaWatch’, uma equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM e elementos dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.
Chegados ao local foi possível constatar que a vítima estava consciente, acabando por ser estabilizada pelos elementos do ‘Projeto SeaWatch’, em colaboração com os Bombeiros e com os tripulantes da Estação Salva-vidas, que a transportaram para o areal, onde foi assistida pelo INEM. A vítima foi posteriormente transportada para uma unidade hospitalar.
A ocorrência ficou a cargo do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos.
O coasteering é uma modalidade desportiva potencialmente perigosa e que consiste em progredir ao longo da costa pelas rochas e pelo mar, recorrendo a natação, escalada, saltos e caminhada.
A AMN no seu site explica que a atividade “exige grande cuidado e preparação para a sua prática segura, devendo sempre utilizar todos os equipamentos de segurança e ser acompanhado por pessoas experientes, uma vez que os locais onde são desenvolvidas, têm por norma acessos difíceis, íngremes, sinuosos e com arribas por natureza instáveis, e não permitem o acesso a veículos terrestre de socorro, para além da cobertura de rede para telemóveis ser praticamente inexistente”.
Leia também: Jovem alemão de 13 anos resgatado com fratura após mergulho de uma arriba em praia de Lagoa