Loulé associa-se, mais uma vez, às Jornadas Europeias do Património que este ano terão como mote “Património, sempre uma descoberta” e que decorrem entre os próximos dias 26 e 28.
“Com este tema pretende-se chamar a atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre actualizado através de novo conhecimento, novos olhares e novas interpretações; de igual modo o enorme potencial do Património, construído ou imaterial, e a sua importância determinante para um desenvolvimento harmonioso e equilibrado da sociedade, estão contidos neste tema”, explica a autarquia louletana em nota de imprensa.
Assim, no dia 26, pelas 16.30 horas, a sala polivalente da Alcaidaria do Castelo de Loulé recebe “4 Sítios, 4 Lendas”, um espectáculo apresentado pelo Arcmúsicos, que interliga 4 lendas a 4 monumentos: as lendas do “Almocreve de Estoi”, da “Galanteria de Dom Rodrigo, de “Mareares” e de “Nª Sra de Guadalupe”, com o cruzamento da performance – teatro, dança e músicas originais.
No mesmo local, no dia 27 de Setembro, pelas 17 horas, são apresentados os guias “(Re)descobrir o Algarve Medieval”, numa parceria entre a Câmara de Loulé, Nerve Design e a Universidade do Algarve. Loulé edita o segundo “Guia (Re)Descobrir: Algarve Medieval”, após Castro Marim. Estes Guias têm por finalidade propiciar ao visitante e ao habitante do Algarve descobrir ou redescobrir o património cultural da região numa nova perspectiva.
Investigação histórica sobre o Algarve Medieval
A Idade Média foi o período escolhido para desenvolver este trabalho de investigação histórica. A partir de 12 itinerários por cidades, vilas e locais onde existem fortes marcas do Islão e da Reconquista Cristã que se seguiu, podem ser observados vestígios de muralhas e respectivas portas, de bairros e arrabaldes, de templos e de hortas. Estes vestígios deram origem a vários locais que conhecemos no quotidiano ou sobre os quais ouvimos falar, muitos deles com usos distintos mas outros com usos semelhantes há séculos.
No dia 27 será igualmente inaugurada a exposição “Loulé e Salir na Rota do Algarve Medieval”, patente ao público na Alcaidaria do Castelo, dedicada à época medieval em Loulé e Salir.
“Por Caminhos da Cal” é o nome do percurso pedestre que tem lugar no dia 28, das 9.30 às 13.30 horas, no âmbito destas Jornadas. Trata-se de um percurso de dificuldade reduzida com cerca de cinco quilómetros, ao longo do qual se procura descobrir as particularidades da paisagem relacionadas com a produção de cal no território, revelando um elemento do património cultural da região frequentemente esquecido. O ponto de encontro será no Largo da Igreja de Querença. As inscrições podem ser feitas até dia 26, para geral@projectoquerença.com, [email protected], 289 422 607 ou 964782462. Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Projecto Querença, com os apoios da Câmara de Loulé e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.
No dia 28, às 16 horas, a Câmara de Loulé propõe a iniciativa “Salir – Desafiando o olhar e (re)descobrindo o património”, uma visita ao Centro Histórico e Pólo Museológico de Salir, por Isabel Luzia e Soraia Martins.
Finalmente, neste dia, às 17 horas, no Pólo Museológico de Salir, decorre a Oficina “Vem construir o teu jogo ric rac”, que tem como público-alvo as crianças dos 6 aos 12 anos. A inscrição é gratuita até dia 26, através do telefone 289 400 611 ou [email protected].