O trágico acidente ocorreu esta sexta-feira à noite num dos canais de acesso à ilha da Culatra, ainda não eram 22 horas.
Beatriz José, residente na Ilha da Culatra, em Faro, partia, acompanhada de amigos, numa embarcação de recreio particular rumo à cidade para assistir ao concerto da noite do Dillaz.
Mas uma fatídica colisão entre duas embarcações na Ria Formosa, No canal Faro/Olhão, acabou por lhe tirar a vida. Tinha 17 anos, e não há muito tempo, pai e mãe tinham igualmente falecido.
O médico da VMER terá levado algum tempo até conseguir estabilizar a Beatriz para poder ser transportada para o hospital de Faro, mas ela acabou por não resistir aos ferimentos.
Do acidente há a registar, além desta vítima mortal, mais um ferido, uma jovem com 18 anos.
As circunstâncias da colisão, que envolveram um táxi marítimo e uma embarcação de recreio particular, ainda estão por apurar.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN), “o alerta foi recebido pelas 21h45, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para a colisão entre duas embarcações no canal de Olhão da Ria Formosa, tendo sido de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão”.
“À chegada ao local, constatou-se que os três tripulantes da embarcação de recreio, três jovens com idades entre os 17 e 18 anos, tinham sido resgatados por um táxi marítimo que se encontrava nas proximidades e que os transportou até ao cais de passageiros de Olhão, onde aguardavam uma ambulância e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM”, lê-se na nota da AMN, que adianta que “duas das vítimas foram assistidas pelos elementos do INEM, sendo posteriormente transportadas, uma delas em estado grave, para uma unidade hospitalar”.
Quanto à embarcação de recreio, ela acabou por ficar parcialmente submersa, tendo sido posteriormente rebocada para o porto de pesca do núcleo da Culatra.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares das vítimas, informa ainda a ANM.
O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão tomou conta da ocorrência.