Se vai viajar de avião, provavelmente confirma várias vezes no caminho para o aeroporto se tem o cartão de cidadão ou o passaporte. É que no caso de se esquecer de algum destes documentos terá de voltar atrás para o recuperar, o que implica perder mais tempo. Contudo, se embarcar nos aeroportos de Lisboa ou Porto poderá já não precisar de apresentar documento de identificação. Tudo graças às tecnologias de reconhecimento facial.
Chama-se “Biometric Experience” e é o sistema que permite fazer o embarque dos passageiros apenas com recurso à imagem da cara. A aplicação de reconhecimento facial vai então substituir a necessidade de mostrar o cartão de cidadão ou o passaporte. A novidade foi apresentada pela ANA Aeroportos, que vai começar por aplicar esta tecnologia em alguns voos dos aeroportos de Lisboa e Porto.
Os primeiros testes arrancam com passageiros de voos TAP previamente selecionados pela companhia, dentro do espaço Schengen, segundo avança a NIT. Posteriormente juntar-se-ão outras companhias, assim como passarão a estar incluídos voos extraeuropeus.
Se o seu voo está incluído nos testes deste novo sistema de reconhecimento facial terá de instalar com antecedência, no seu telemóvel, a aplicação “Biometric Experience”, disponível para Android e IOS. Em alternativa, pode fazer o registo numa máquina destinada ao efeito, no aeroporto. Quer seja no telemóvel ou no aeroporto, para fazer o registo basta fotografar ou digitalizar o seu documento de identificação e tirar uma selfie.
Esta nova tecnologia só está disponível para passageiros maiores de idade. Para já só existe nos aeroportos de Lisboa e Porto, mas está prevista a sua chegada a Faro no segundo semestre de 2024.
Leia também: Para-brisas embaciados no inverno? Utilize esta alternativa natural e económica