Durante vários meses, o centro histórico de Tavira esteve em obras. O jardim público foi requalificado e a infraestrutura que veio substituir a antiga ponte militar também foi alvo de trabalhos. Agora reaberta ao público, a ponte que atravessa o Gilão conta com um novo sinal de trânsito, cujo significado muitos condutores desconhecem, o que pode dar origem a algumas dúvidas.
Foi em abril de 2020 que o sinal H46 entrou em vigor em Portugal, mas só quatro anos depois é que este foi instalado pela primeira vez na cidade de Tavira. É que à entrada da mais recente ponte da cidade surge um sinal de formato retangular, onde se pode ver duas pessoas a jogar à bola, um carro e um conjunto de casas. O H46 assinala a entrada numa zona residencial ou de coexistência, isto é, numa zona partilhada, concebida para a utilização por peões e veículos.
Avança o Pplware que, perante este sinal, os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública, para além de ser permitida a realização de jogos na via pública. Assim sendo, os condutores não devem comprometer a segurança ou a comodidade dos demais utentes da via pública, devendo parar se necessário. Note-se que o limite de velocidade nas zonas de coexistência está fixado nos 20 km/h para todos os veículos.
Para encontrar o H46 em Tavira basta dirigir-se à ponte sobre o Gilão, que foi inaugurada em 2021 e que veio substituir a antiga ponte militar. Sempre que encontrar um sinal que indica a entrada numa zona de coexistência irá deparar-se alguns metros depois com o sinal H47, que indica o fim da zona residencial ou de coexistência. Os condutores que saiam de uma zona residencial têm sempre de ceder a passagem aos restantes veículos.
Leia também: Já conhece o sinal de trânsito H33c? É novo e se o vir terá mesmo que pagar