Agora que o verão chegou e as temperaturas estão muito elevadas é importante saber como evitar o calor extremo dentro da nossa casa, sem que ao mesmo tempo a conta da eletricidade suba em demasia.
As casas muito quentes são desconfortáveis para quem vive nelas, assim como podem causar problemas de saúde.
O verão do ano passado ficou na história como o mais quente desde que há registo. Entre 4 de julho e 7 de agosto morreram em Portugal 2401 pessoas, a maioria idosos. Um estudo, alvo de publicação no Público, demonstrou que em períodos de maior intensidade de calor as temperaturas médias noturnas dentro de algumas casas em Lisboa foram de 7,6 graus acima da temperatura exterior.
É importante, portanto, capacitar o maior número de pessoas possível. Muitas delas consideram que o calor extremo tem que ser uma inevitabilidade nas nossas habitações, quando tal não corresponde à verdade.
Há pequenos pormenores que podem fazer uma grande diferença na temperatura da sua casa.
Saiba como se proteger do calor extremo em casa:
1 – Feche as cortinas, persianas e estores
Idealmente só os deve abrir à noite, quando as temperaturas estão mais frescas. Assim consegue evitar que a luz solar e por consequência, o ar quente entre diretamente na sua casa.
Pode, no entanto, com as persianas fechadas deixar as janelas abertas para que corra uma aragem pelas divisões.
Se viver numa casa com varanda pode colocar toldos para que atrasem a chegada do sol à superfície das janelas.
2 – Invista em janelas eficientes
Tem que ponderar trocar as janelas por um equipamento eficiente, que inclua vidros duplos e caixilharia com corte térmico. Tenha em conta também o tipo de abertura das janelas. As que abrem na horizontal e vertical são uma boa opção, já que permitem trocas de ar essenciais para arrefecer a casa no verão.
Se o seu orçamento não permitir um investimento desta envergadura, pense em aplicar fitas isoladoras nas portas e janelas como forma de reduzir a entrada de ar.
3 – Opte por lâmpadas LED ou fluorescentes compactas na sua casa
Ao usar lâmpadas incandescentes está a emitir mais calor, assim como ainda desperdiça quase 90% da energia. Sendo assim, fazer esta substituição ajuda no seu conforto e carteira.
4 – Plantas ajudam na sombra e na humidade do ar
As plantas são importantíssimas para manter a casa mais fresca. Vão ajudar em dois pontos. Em primeiro lugar, quando são colocadas em lugares estratégicos proporcionam sombras naturais que impedem que a luz solar chegue à sua casa. Em segundo lugar, a qualidade do ar melhora, assim como os níveis de humidade da sua habitação.
5 – Evite usar o forno e as máquinas lavar roupa ou loiça de dia
O forno ligado emite muito calor na sua cozinha o que, naturalmente, se propaga para as divisões adjacentes a ela. As máquinas de lavar a roupa e a loiça emitem muito calor também. É portanto aconselhável que os utilize durante a noite, evita assim o sobreaquecimento da casa.
Para além de manter a casa mais fresca, se tiver um contador bi-horário estará a poupar na conta de eletricidade também.
6- Escolha paredes com cores claras para a sua casa
É de senso comum que cores escuras ou mais fortes absorvem mais luz e, portanto, geram mais calor. As cores mais claras, por outro lado, absorvem menos luz e tornam os ambientes mais frescos. Este princípio vale também para a roupa que usa.
7 – Use uma ventoinha e uma travessa de gelo
Se não tem ou não está disposto a gastar energia com ar condicionado pode colocar gelo numa travessa e ligar o aparelho. Esta dica funciona em espaços mais pequenos da sua casa.
Já que não consegue evitar o calor exterior tente controlar melhor a temperatura da sua casa. Ao aplicar estas recomendações estará a fazer da sua casa um sítio mais fresco.