Gonçalo Bandeira, campeão nacional, venceu a primeira corrida pontuável para a Taça de Portugal em Downhill que decorreu na pista do Arimbo, em São Brás de Alportel este domingo.
A primeira prova europeia de Downhill deste ano contou com a presença de 150 atletas de 5 nacionalidades, entre os quais os campeões nacionais de Downhill de Portugal e Espanha.
Tiago Ladeira, da Miranda Factory Team, foi o segundo melhor classificado seguido do britânico Brett Wheller da equipa MCF/XDream/Municipio de S. Brás.
Nas provas femininas, o primeiro lugar foi para Margarida Bandeira, irmã de Gonçalo Bandeira. O desempenho de Joana Nunes, da Casa do Povo da Abrunheira, garantiu-lhe o segundo lugar da classificação tendo Marta Simões, da CAJ Raposa, fechado o pódio ao alcançar o terceiro lugar.
Nas provas juniores, Rui Freitas destacou-se e alcançou o primeiro lugar, seguido por Mário Ruiz, da equipa Miranda Bike CC, e por Luís Cunha, da equipa Bike House DH Team/Guimarães.
Na categoria de cadetes, o primeiro lugar foi entregue a Bernardo Rocha, da equipa AEBTT Rio/MR. Print e na categoria de infantil destaque para o estreante Nui Tai, da equipa Wild pack Algarve Racing.
Entre os veteranos destacaram-se o master 30, Rui Cabrita, da equipa Wildpack Algarve Racing, o master 40, Paulo Domingues e o master 50, José Salgueiro, da equipa MCF/CDream/Município de S. Brás. A Wildpack Município de S. Brás venceu por equipas.
A prova realizada em contexto pandémico foi adaptada para cumprir as regras das autoridades de saúde para prevenção do contágio por COVID-19.
O cenário e as condições oferecidas pelo território são-brasense, próximo do mar e de portas abertas à Serra do Caldeirão, são propícios à prática do Downhill e atraem anualmente centenas de atletas que têm regressado para estágios de pré-temporada, com vista a uma melhor preparação para os campeonatos internacionais.
O Município de São Brás de Alportel organizou, uma vez mais, esta prova em colaboração com a associação XDream e a Federação Portuguesa de Ciclismo.