O 26.º Acampamento Nacional dos Escoteiros de Portugal tem início no próximo domingo no Vale das Almas, em Faro, pelas 18:00.
A decorrer de 13 a 19 de agosto, em Faro, trata-se de um ecoevento que pretende ser um exemplo através da adoção de práticas ambientais responsáveis, que vão desde a utilização de detergentes biodegradáveis, separação de lixo e à utilização de garrafas reutilizáveis.
Mais de 2.500 escoteiros, de várias regiões do país, participarão num encontro que pretende promover a importância da sustentabilidade no mundo atual e a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, recorrendo à educação ambiental como meio para sensibilizar os participantes e toda a comunidade envolvente.
Com o mote “Envolve-te, não deixes ninguém para trás”, este acampamento pretende dar destaque a um conjunto de prioridades e aspirações acordadas entre a maioria dos países da Organização das Nações Unidas: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os jovens escoteiros, para além das habituais aventuras, como desportos radicais, desportos aquáticos, corridas com carrinhos de rolamento, caminhadas, entre outros, farão também trabalho comunitário na região que acolhe este grande acampamento. Todas as atividades, desde jogos, raids, construções, entre outras, foram pensadas de modo a garantir o respeito pelo planeta, respeitando os seus recursos e ecossistemas.
A edição deste ano coincide com a celebração dos 110 anos da AEP e o objetivo é aproveitar o encontro para a alertar os jovens para a importância da construção de uma sociedade mais equilibrada, equitativa, verdadeira e justa, colocando o tema da sustentabilidade em destaque.
O ACNAC é um acampamento nacional de escoteiros, a maior e mais diversa atividade escotista em Portugal.
Leia também: 15 escuteiros de Tavira voam para o acampamento mundial na Coreia do Sul