Na passada segunda-feira, dia 22, fomos surpreendidos com o inesperado falecimento do professor José Manuel Ferreira Coelho (1943-2021).
Médico e professor, licenciado em medicina, doutor em anatomia (doutoramento em que obteve a classificação final de 20 valores), fez toda a sua carreira médica em cirurgia geral e urologia.
Ligado a Tavira por fortes razões familiares e afetivas, nutria uma grande paixão pelos estudos da história familiar e local, tendo publicado vários livros sobre a temática.
Deve-se a ele a organização, em 2018, na ilha Terceira, do “1º Simpósio Côrte-Real”, dedicado ao estudo e promoção do navegador tavirense João Vaz Corte-Real.
Pertencia a diversas associações e corporações entre elas a Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro. Quem o conhecia, sabia que Ferreira Coelho era um notável comunicador, transformava uma pequena história numa verdadeira epopeia.
Cavalheiro, homem culto, dotado de um peculiar sentido de humor, gostava de rir, de confraternizar, da pompa e da circunstância, conseguia ser ao mesmo tempo altivo e humilde. Os amigos vão sentir muito a sua falta.