Vários dos pilotos do Mundial de Fórmula 1 elogiaram hoje o Autódromo Internacional do Algarve (AIA), na conferência de imprensa de lançamento do Grande Prémio de Portugal, que ali se disputa até domingo.
Numa conferência de imprensa virtual e em que os pilotos se apresentaram aos pares, o espanhol Fernando Alonso (Alpine), que faz a sua estreia no asfalto algarvio, defendeu que “é um dos melhores circuitos em termos de ‘feeling’ para a condução”.
“É um circuito muito interessante, com curvas únicas, cegas, outras que pressionam muito os pneus, como a última. O limite de pista é crítico quando se leva o carro aos limites. Vai ser interessante testá-los. A desvantagem [para os outros adversários que conhecem a pista] julgo que não será grande. Preparámos muito bem no simulador”, frisou o asturiano, que regressa este ano ao campeonato após dois de ausência.
O antigo campeão mundial de 2005 e 2006, que falou aos jornalistas portugueses numa sessão privada, lembrou ainda que “no ano passado, Portimão foi das corridas mais difíceis para a equipa”.
“Julgo que este ano o asfalto estará muito diferente. Espero que não tenhamos os mesmos problemas. Penso que pode ser um bom circuito para a Alpine”, concluiu.
Já o francês Esteban Ocon, companheiro de equipa de Alonso na Alpine, revelou que a sua parte favorita do circuito “é a curva 4”, pois “é verdadeiramente única”.
“É espetacular, complicada, porque é cega à saída. Não se encontra em mais lado nenhum”, frisou.
O piloto gaulês revelou estar “muito contente por estar de volta a Portugal”, pois a do Algarve é uma “pista fantástica”.
O canadiano Lance Stroll (Aston Martin) prefere “a curva 11”. “Gosto da elevação desta pista, é muito divertido. Parece uma montanha-russa”, sublinhou.
O alemão Mick Schumacher (Haas) defendeu que esta é “uma pista muito divertida, com muitas curvas cegas”, pelo que está “desejoso de guiar amanhã”.
O japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), por sua vez, será um dos estreantes.
“Não conheço a pista. Dei uma volta esta manhã, tem muitos altos e baixos. Vai ser um fim de semana diferente”, acredita.
O alemão Sebastian Vettel (Aston Martin) antigo campeão mundial, diz que o AIA “é um grande circuito”.
“É bom estar de volta. Tem muitas subidas e descidas”, apontou.
Outro antigo campeão mundial, o finlandês Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) disse que esta “é uma pista agradável, diferente de muitas outras, com subidas e descidas e curvas cegas”.
Portimão acolhe o Grande Prémio de Portugal, terceira prova da temporada, entre sexta-feira e domingo.
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) lidera o campeonato, com 44 pontos, mais um do que o holandês Max Verstappen (Red Bull).