Zulema Romero, estudante espanhola a fazer Erasmus no nosso país, recorreu às redes sociais para contar o que não estava à espera de encontrar em Portugal.
O vídeo divulgado na quinta-feira no TikTok explica a vivência de Zulema em Portugal e já é viral.
Portugal e Espanha: irmãos afastados
O facto de Portugal “estar ao lado” de Espanha faz com que muitas pessoas pensem que os países são muito parecidos, no entanto, a jovem diz que encontra todos os dias situações que a fazem questionar dessa ideia.
Primeiramente começa por explicar que o calendário em Portugal começa aos domingos, ao contrário de Espanha, onde, começa à segunda-feira, geralmente. Para além disso, considera “muito estranho” a forma como se enumeram em Portugal os dias da semana: segunda-feira, terça-feira.
Zulema descobriu também que a palavra “espantosa”, que significa assustador em espanhol tem um significado em português muito diferente, algo que achou “muito engraçado”.
Lentos a trabalhar
Sobre a forma como os portugueses trabalham a jovem considera que, “são muito lentos a trabalhar. Em qualquer bar, café, é como se eles levassem tudo no seu tempo. Além disso, chegam sempre tarde aos sítios. Isto é algo que me deixa feliz. Essa fama que nós os espanhóis temos de que chegamos sempre tarde? Pois, não. Um português vai superar-te sempre em chegar tarde”.
Refeições em Portugal
Falando do horário das refeições a estudante já notou grandes diferenças também. Em Portugal come-se por volta das 12:00 ou 12:30. O mesmo acontece ao jantar. “Vais a qualquer sítio às 14:00, que é a hora de comer em Espanha, e tens todas as cozinhas fechadas”, aponta.
O facto de os portugueses beberem café depois do jantar também incomodou a jovem, assim como o elevado “nível de açúcar” que consomem. “Uma loucura, estão sempre a comer doce. Produzem muitos doces e comem muitos doces”, refere.
Séries e filmes
A maneira como as séries e filmes são consumidos em Portugal também causa alguma estranheza à jovem. Os portugueses, como noutros países, têm o hábito de ver séries e filmes na versão original, o que lhes capacita com “uma facilidade incrível para os idiomas”. A estudante explica que em Espanha a maioria dos filmes e séries são dobrados e por isso, “olham-na com estranheza”, em Portugal.
Leia também: “Todos dizem que o sul de Espanha está mais barato que o Algarve”, diz Marques Mendes