O Mercado Municipal de Loulé é um edifício histórico e público localizado na cidade que lhe dá nome. Acumula o título de maior mercado do Algarve com o de mais antigo da região. Inaugurado em junho de 1908, a construção de um mercado destinado à venda do peixe, da fruta e das hortaliças era um desejo já com algum tempo, apesar de o local da sua construção ter sido alvo de grandes discussões entre os Louletanos.
Alfredo Costa Campos foi o arquiteto responsável pela execução do projeto. Com um total de quatro pavilhões e quatro portões de acesso, o Mercado Municipal de Loulé adotou o estilo revivalista de inspiração árabe, segundo avança o site do município algarvio. A sua grande dimensão tem como objetivo simbolizar a prosperidade da cidade de Loulé.
Com 26 lojas e 78 bancas à disposição, o mercado encontra-se em funcionamento de segunda-feira a sábado, entre 7h e as 15h. Ainda assim, aos sábados, entre as 7h e as 13h, decorre o chamado “Mercado de Produtores”, onde os comerciantes se espalham pelas ruas envolventes ao edifício para vender produtos regionais, com destaque para a laranja, a romã, a amêndoa, o figo seco, a alfarroba e o mel.
Ao deslocar-se a Loulé para frequentar o maior e mais antigo mercado do Algarve, pode também aproveitar para fazer uma visita ao castelo de origem árabe, que sofreu obras de restauração após a reconquista cristã. Uma vez no mesmo, poderá também aceder ao Museu Municipal de Arqueologia de Loulé, assim como à Cozinha Tradicional Algarvia.
Leia também: Plataforma Água Sustentável manifesta-se contra a construção da dessalinizadora no Algarve