A estafeta “Chamada para os Jogos” tem lugar no próximo dia 12 em Tavira, no âmbito do projecto “Jogos de Quelfes”.
Esta actividade traduz-se na transmissão de um testemunho, sob a forma de mensagem, que irá percorrer as escolas dos cinco concelhos que integram a organização dos VI Jogos de Quelfes, Olhão, Tavira, São Brás de Alportel, Faro e Loulé.
O testemunho da “Chamada para os Jogos” iniciou a sua viagem no concelho de Olhão, na EB1 de Marim, escola ligada à origem mitológica do movimento Jogos de Quelfes, esta terça-feira, dia de Reis. O testemunho será então entregue a Tavira, que realizará o seu percurso concelhio no dia 12, sucedendo-se, respectivamente, São Brás de Alportel (20) e Faro (21), terminando dia 29 em Loulé, cidade europeia do desporto 2015.
Em Tavira, a partida é na EB1 da Conceição e os atletas irão percorrer as seguintes escolas básicas de 1º ciclo: Cabanas, João de Deus, Horta do Carmo, Colégio Internacional de Santiago, EB1 n.º 1, D. Manuel I, Santa Luzia, Luz de Tavira, Santo Estêvão e Santa Catarina da Fonte do Bispo. A estafeta termina com a entrega do testemunho a São Brás de Alportel, no limite do concelho. Em cada escola, haverá uma paragem onde será lida a mensagem à comunidade escolar.
Trata-se de um evento aberto a toda a população que contará com a participação de atletas do Clube Recreio e Desporto Santaluziense, Onda Sólida e Clube Bike Team de Tavira. Pais, familiares e amigos podem acompanhar os atletas neste percurso, nos troços que entenderem ou simplesmente aplaudi-los durante a sua passagem.
A iniciativa tem como objectivo “sensibilizar a comunidade escolar para a importância de promover o Olimpismo enquanto filosofia de vida e instrumento pedagógico transversal e para a necessidade de incutir um espírito dinâmico nos alunos através de uma oferta desportiva inclusiva e motivante, apresentando a Dieta Mediterrânica como um regime de alimentação saudável e fazendo a apologia da paz e da participação nos Jogos”, refere a autarquia tavirense em nota de imprensa.