A seis quilómetros do centro histórico de Albufeira está uma pequena aldeia piscatória que deve o seu nome às nascentes de água doce que jorram debaixo da areia, na praia que fica naquela localidade. A popularidade da cidade de Albufeira não tira o protagonismo à aldeia vizinha, que anualmente recebe centenas de turistas curiosos com estas nascentes de água doce que apenas podem ser observadas durante o período de maré vazia.
Na Praia de Olhos d´Água, situada na freguesia com o mesmo nome, ainda se podem encontrar várias embarcações de pesca, assim como cabanas de pescadores. Hoje quem frequenta esta praia são, sobretudo, turistas, mas os pescadores mantêm a sua presença, apesar de serem cada vez menos. É que o tempo passa e as águas desta praia continuam a atrair muitos peixes e, como consequência, pescadores.
Se percorrer o areal da Praia de Olhos d’Água enquanto a maré está vazia irá encontrar diversas nascentes de água doce, nunca esquecendo que existem muitas outras na zona mais ao largo.
No total são mais de 100 nascentes, que criam bolsas de água doce no mar e que se caracterizam por serem ricas em nutrientes, o que garante a presença de muitos peixes nas imediações. São estes os “olhos de água” que dão nome à praia e à aldeia onde esta se localiza.
De salientar que este fenómeno natural incomum desempenhou um importante papel na nossa história marítima, já que, entre os séculos XIII e XV, pescadores de diferentes nacionalidades que exploravam a costa do Algarve em busca de atum e baleias recorriam a estas nascentes de água doce para abastecer as tripulações. Para além das vantagens para a pesca, também estas nascentes são procuradas nos dias de hoje pelos seus benefícios holísticos para a saúde.
Leia também: Conheça a ilha portuguesa apelidada de ‘pequeno grande tesouro’