O Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas vai realizar a IV Grande Caracolada à Escuteiro, no dia 20 de maio, junto ao Mercado Municipal (antigo espaço das docas).
“As primeiras edições realizadas em 2018, 2019 e 2022 foram um grande sucesso”, refere o Agrupamento em comunicado, acrescentando que a caracolado está “inserida nas campanhas de angariações de fundos do Agrupamento para a participação no Jamboree 2023 a realizar-se na Coreia do Sul, em 2023”.
Este ano volta a realizar-se no mesmo local, junto ao Mercado Municipal (antigo espaço das docas), com início às 13:00 e entrada gratuita, conta com animação musical, rancho folclórico e insufláveis. Os já famosos caracóis, bifanas, entre outras especialidades, vão fazer as delícias dos visitantes.
Este evento pretende angariar fundos para a participação no Acampamento Mundial em 2023, que surgiu como uma ideia do Fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a Iª Guerra Mundial. Ele idealizou esta atividade como um encontro de amizade e perícia escutista, onde os jovens de todo o mundo poderiam conviver durante vários dias e partilhar a sua amizade pelo maior movimento de jovens do mundo.
Em 2023, o 25º Jamboree Mundial realizar-se-á em Saemangeum, província de Jeollabuk-do, na Coreia do Sul, contando com mais de 50.000 escuteiros de todo o mundo.
O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português é uma associação que foi criada em 1923, cuja finalidade é a educação integral de crianças e jovens de ambos os géneros, com base no voluntariado adulto, que conta com mais de 70.000 associados a nível nacional e mais de 40 milhões em todo o mundo. Desta forma, o CNE é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública reconhecida pelo Governo Português.