A enfermeira Susana Poeta, que está infetada com o novo coronavírus, denunciou este sábado, nas redes sociais, o facto de estar “obrigada” a trabalhar “sem poder sair”, num lar de idosos, em Ourém.
Em desespero, publicou um pedido de ajuda, ontem de manhã num grupo de enfermeiros do Facebook, que gerou tanta indignação que acabou, no mesmo dia, por regressar finalmente a casa.
Susana Poeta conta na publicação que foram realizados testes aos utentes e profissionais da instituição, cujo resultado se revelou positivo. Apesar disso, manteve-se a trabalhar durante 10 dias.
“Acabei de realizar o teste hoje [dia 14], estive sempre assintomática, e a colega disse-me que caso o teste seja novamente positivo terei de ficar mais dez dias na instituição sem poder sair, como estou a fazer desde o dia 4 de novembro. Neste momento estou exausta, sou a única enfermeira, trabalhei todos os dias”, relatou a profissional de saúde, sublinhando que ao longo dos últimos dez vigiou as temperaturas e os sintomas dos utentes infetados dia e noite. “Há dez dias que mal durmo”, queixou-se.
“Serei obrigada a permanecer mais dez dias na instituição? Estou a cuidar de pessoas, e quem cuida de mim?”, perguntou Susana Poeta.
Indignada com a situação, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, deixou ontem “um pequeno aviso à delegada de saúde desta zona e ao lar residência Sénior Geração de Elite em Ourém. Ou deixam sair de imediato esta Enfermeira, cumprindo a norma da DGS que é muito clara – positivos não trabalham – ou terão uma queixa crime por sequestro”.
“Mandem avançar as brigadas de intervenção rápida e deixem-se de parvoíces. Estamos fartos de incompetentes e lacaios! No meio de uma pandemia não há tempo para parvoíces, quem não sabe fazer encosta à box e deixa trabalhar quem sabe”, acrescentou enfatizando: “E sim, saúde pública é a minha especialidade. Antes que me venham querer ensinar!”
Cerca de uma hora depois do aviso da Bastonária, Ana Rita Cavaco informou que a enfermeira Susana já se encontrava em casa e agradeceu o pronto apoio demonstrado nas redes sociais.
RELACIONADO:
GNR acabou com três festas com mais de 300 pessoas em Albufeira e Faro
Portugal regista novo recorde de número de mortos. Algarve tem 56 novos casos e Alentejo 39
Veja aqui a lista dos 191 concelhos de risco covid-19 dos quais 8 são do Algarve
Vila do Bispo pode vir a ficar durante muito tempo em ‘risco elevado’
Detetado surto no parque de campismo de Alvor com pelo menos 13 infetados
Presidente está indignada pela inclusão de Tavira na lista dos concelhos com risco
Escolas que registaram casos covid são 731 das quais 50 no Algarve [Ver lista]