Os verdadeiros apreciadores de vinho sonham ter a oportunidade de provar aquele que é um dos tintos mais caros do mundo. Cristiano Ronaldo, Oprah e Beyoncé já provaram e aprovaram este vinho cuja garrafa de 1982 foi leiloada por 52.000 euros. Por ano são produzidas apenas 32.000 garrafas deste vinho e algumas delas podem ser adquiridas em Portugal, no Auchan, por 5.750 euros.
Chama-se Petrus e é produzido em Pomerol, uma sub-região de Bordéus, cidade francesa. De acordo com a NiT, este vinho é produzido quase exclusivamente com uvas da casta Merlot e apresenta um teor alcoólico de 13,5%. De salientar que as vinhas do Château Petrus, onde o vinho é produzido, estendem-se por mais de 11 hectares, o equivalente a pouco mais de 11 campos de futebol.
Se for até ao Auchan e se deparar com uma garrafa do Petrus, irá verificar que esta se encontra à venda por 5.750 euros. O preço resulta, mais uma vez, de uma tentativa de equilibrar a oferta e a procura. É que o lento processo de produção deste vinho faz com que sejam apenas produzidas por ano 32.000 garrafas, o que faz com que a procura seja bastante mais elevada que a oferta. Assim sendo, o preço de cada garrafa é imediatamente inflacionado.
Quanto ao processo de produção do Petrus, este dura normalmente mais de dois anos. Tudo começa com a colheita das uvas com as mãos durante a tarde para proteger os bagos da humidade da manhã. Depois da fase da fermentação em cubas de cimento, passa para o estágio em barricas novas de carvalho francês por um período que varia entre 22 e 28 meses.
Quer isto dizer que o vinho que vai começar a ser produzido este ano só estará pronto para ser comercializado em meados de 2026 ou até 2027.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que foi recentemente eleita como a 6ª melhor do mundo