Há quem não consiga fazer praia com muito vento e, se é o seu caso, saiba que existe uma praia no litoral sul do concelho de Vila do Bispo, na Costa Vicentina, que se encontra abrigada do vento por se tratar de uma pequena baía. Com quase um quilómetro de extensão, o areal desta praia divide-se entre a tradição, já que ali se podem ver pescadores desembarcar no areal com o peixe do dia, e o atual turismo de massas, uma vez que são muitos os que procuram esta praia nos meses de verão. Ali também irá encontrar pegadas de dinossauros.
A Praia de Salema é conhecida pela sua tranquilidade e um famoso autor de guias e apresentador de programas de viagens americano, Rick Steves, chegou inclusivamente a afirmar que esta “é provavelmente a mais genuinamente agradável praia de toda a Europa”. Por sua vez, o jornal britânico The Guardian já colocou a Praia de Salema entre as 50 melhores de todo o mundo.
Distinções à parte, note que, frequentar a Praia de Salema durante a manhã implica ver os pescadores a trazer o peixe do dia e a remendar as redes no areal. Muito concorrida e rodeada de bares e restaurantes, esta praia conserva também alguns testemunhos da presença de dinossauros, que deixaram as suas pegadas impressas em duas lajes junto ao areal, segundo a informação avançada pelo Visit Portugal. Foi há mais de 130 milhões de anos que os dinossauros passaram por esta praia algarvia.
No lado oeste da praia é possível observar um conjunto de quase uma dezena de pegadas de dinossauro e no lado este, as pegadas encontram-se espalhadas de forma mais aleatória, pelo que é necessária a ajuda de um guia para as encontrar. Para além disso, a existência destas pegadas não está sinalizada, pelo que muitos banhistas acabam por frequentar a Praia da Salema sem saber que por ali já passaram dinossauros.
Leia também: Neste local do Algarve pode comprar bolas de Berlim artesanais por menos de 1€