Os acidentes nas estradas portuguesas continuam a vitimar um grande número de pessoas por ano. Sempre que há um acidente é obrigatório vestir o colete refletor, sair do veículo, abrir a bagageira e retirar da mala o triângulo, que deve ser posicionado a alguns metros do carro para alertar os veículos na via. No entanto, este equipamento pode ser complementado com uma luz V16 (um sinalizador luminoso) para uma maior segurança.
O equipamento de segurança obrigatório não apenas é difícil de visualizar mesmo com os faróis a incidir sobre ele, como também é tão leve que frequentemente acaba mesmo por ser derrubado pelo vento.
Para aprimorar a sua segurança e a de toda a sua família ao lado de um veículo parado, o Motor 24, aconselha investir na aquisição de um ou mais sinalizadores luminosos do tipo V16. Estes dispositivos já estão homologados em Espanha como sinalização de emergência, substituindo os triângulos pouco práticos.
A grande vantagem da luz V16 é que permite sinalizar um acidente ou uma avaria a uma distância maior, especialmente durante a noite, e sem que o condutor precise de sair do veículo e expor-se aos elementos. Além disso, é mais fácil de utilizar por pessoas com mobilidade reduzida.
Devido às suas dimensões compactas, pode ser guardada no porta-luvas do carro. Isso significa que, em caso de paragem forçada na via, basta abrir uma das janelas para posicionar a luz de forma bem visível no tejadilho (o equipamento fica fixo através de íman na base). Depois, com a sua posição devidamente assinalada na via, pode sair do veículo com segurança para colocar o triângulo obrigatório.
Pode encontrar uma luz V16 homologada da GoodYear na loja da Amazon, por 12,99 euros.
Leia também: Desconfiado que tem uma moeda rara? Conheça as moedas de 1€ e 2€ mais valiosas